Uma coisa que aprendi ao longo da minha carreira como empreendedora é que pessoas se conectam com pessoas — e isso também se aplica às relações entre clientes e empresas.
A Lu, do Magalu, é um exemplo clássico: criada em 2003, ela se tornou um sucesso entre os clientes. O que era para ser somente uma assistente virtual se transformou em uma influenciadora digital virtual que possui até sua própria conta no Instagram.
Após esse sucesso, muitos empreendedores começaram a pensar: se uma personagem digital conseguiu gerar essa conexão, imagine pessoas reais? Ou, melhor, nós mesmos?
A partir disso, vários donos de empresas começaram a se expor para seu público, deixando que o mundo conhecesse o rosto por trás daquela marca.
Eles se posicionaram como responsáveis por seus produtos e especialistas em suas áreas, mostrando que não queriam somente vender, mas agregar valor para a rotina dos seus clientes.
Esse posicionamento digital fez toda a diferença para o sucesso de muitas marcas e também vai fazer para a sua. Afinal, aumenta a visibilidade, gera confiança e credibilidade, levando à fidelização de mais clientes e a um maior número de vendas.
Tenho que assumir que estar presente no mundo digital não é uma tarefa fácil e demanda bastante tempo. Para as mulheres, mães e empreendedoras, significa mais uma tarefa em meio a uma rotina corrida.
E claro: significa também se expor diante de milhares de pessoas e encarar críticas e comentários.
Mas, atualmente, esse é um passo que não dá para pular. O posicionamento digital é indispensável para fazer sua marca decolar.
Então, ao invés de continuar se escondendo atrás da sua logo, mostre seu rosto. Conecte-se com os seus seguidores. Crie uma comunidade própria, com o nome da sua marca e com objetivos que vão além de vender mais produtos.
Coloque sua cara a tapa e veja sua empresa decolar. Você aceita esse desafio?