TEMPO BOM

Cultura Pataxó em destaque

Tempo bom para a valorização da cultura Pataxó na Escola Municipal José Aristides Silva, no Teresópolis, que levou à conquista de um prêmio nacional pelos alunos

Por Tempo Bom

Publicado em 08 de março de 2024 | 20:34

 
 
Irisnã estuda na escola premiada e foi quem motivou a idealização do projeto ao ir pintada com grafismos de sua cultura para a aula Irisnã estuda na escola premiada e foi quem motivou a idealização do projeto ao ir pintada com grafismos de sua cultura para a aula Foto: Josilene Vieira
Tempo Bom
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas

Tempo bom para a Escola Municipal José Aristides da Silva, situada no Jardim Teresópolis. Um projeto que valoriza a cultura Pataxó realizado por alunos da instituição conquistou o prêmio nacional Territórios. Detalhe: a escola foi a única de Minas a alcançar o feito. Para ser uma ideia da importância dessa conquista, o projeto concorreu com outros 364. Tudo começou depois que a aluna Irisnã decidiu ir para a aula, no Dia dos Povos Originários, pintada com os grafismos de sua cultura, a Pataxó. A história completa e intrigante pode ser conferida na reportagem de Iêva Tatiana intitulada “Escola pública do Teresópolis vence prêmio nacional”.  

Tempo bom para a ocupação de mulheres em cargos de liderança, algo que ainda ocorre de forma tímida em nossa sociedade. Em Betim, a posse de Midiã Fernandes como comandante da Guarda Municipal tem uma representatividade enorme nesse sentido, já que ocorre em um meio – a segurança pública - em que uma minoria de efetivos, mais precisamente 12%, é formada por mulheres. Além disso, é primeira vez na história da corporação, que foi criada em 2001, que uma mulher assume o alto comando da Guarda. E, simbolicamente, a cerimônia de posse, que contou com um desfile cívico de guardas mulheres, ocorreu às vésperas do Dia Internacional da Mulher. Não poderia ser diferente. Parabéns a Midiã!  

Tempo bom para a circulação do saber entre os jovens de Betim, que ganha força, a partir desta semana, com o projeto Movimenta Juventude, idealizado pela Divisão de Políticas Públicas para a Juventude e que visa promover um espaço, dentro de instituições de ensino do município, conhecimento dos serviços disponíveis para esse público. O projeto inclui várias atividades, que permeiam os âmbitos da educação, da cultura, do lazer, de serviços, entre outros. A iniciativa, que começa nesta sexta (11), pode chegar a qualquer instituição de ensino, mesma que seja privada.