TEMPO BOM

Educação pública de Betim, reconhecida com as medalhas de ouro e prata na Olimpíada de Matemática

O estudante Bernardo Junio Rocha Andrade, de 13 anos, da Escola Municipal Waldemar da Luz Gonçalves, no Vila Cristina, conquistou ouro regional e prata nacional

Por Daniele Marzano

Publicado em 13 de outubro de 2025 | 10:05

 
 
Cerimônia de entrega das medalhas aconteceu em Betim, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), pela primeira vez Cerimônia de entrega das medalhas aconteceu em Betim, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), pela primeira vez Foto: Arquivo pessoal

Tempo bom para a educação pública de Betim, que se destacou com o talento e a dedicação do estudante Bernardo Junio Rocha Andrade, de 13 anos, O jovem, aluno da Escola Municipal Waldemar da Luz Gonçalves, no bairro Vila Cristina, conquistou duas medalhas na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) — ouro regional e prata nacional — e se tornou um dos principais destaques da cerimônia de premiação, realizada no sábado (4), no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Tempo bom para as comunidades quilombolas que vivem na área prevista a ser cortada pelo Rodoanel. É que a Justiça Federal em Minas Gerais suspendeu, na quarta (8/10), a licença prévia para o início das obras, concedida pelo governo de Minas. A decisão, que tem caráter liminar, foi tomada dentro de ação movida pela Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais. A argumentação, acatada pela Justiça, foi a de que grupos que fazem parte da entidade – e que vivem na área prevista para ser cortada pela rodovia – não foram consultados sobre a obra.

Tempo bom para as creches construidas no governo do ex-prefeito Vittorio Medioli, que foram destaque nacional durante um congresso promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), na terça (7/10), na capital mineira. O município apresentou na ocasião resultados que a tornaram referência na gestão eficiente dos recursos e na conclusão de creches públicas - entre 2017 e 2024, na gestão de Vittorio Medioli, foram 20 centros infantis construídos, sendo que 18 foram entregues em seu governo. A obra da 19ª foi entregue há cerca de 15 dias, e mais uma, no Teresópolis, está em andamento.