TEMPO BOM

Betinense é a primeira paciente de Minas a receber transplante de pulmão em 11 anos

Eliane Mota se recupera da cirurgia após realizar o procedimento

Da Redação


Publicado em 30 de outubro de 2025 | 21:51
 
 
Cida comemora que a irmã Eliene agora tem dois aniversários para comemorar: a data de nascimento e o dia do transplante de pulmão

Tempo bom para a moradora de Betim Eliene Mota. Ela foi a primeira paciente a receber um transplante de pulmão em Minas Gerais após 11 anos. Eliane foi diagnosticada com uma doença pulmonar rara. Como não houve resposta aos medicamentos, a saída era o transplante, que só foi possível graças à doação do órgão pela família de um jovem de 15 anos. Esse procedimento não era realizado no estado há mais de uma década e é um dos mais complexos. Desde a captação do órgão no hospital Risoleta, em Belo Horizonte, até a implantação do pulmão na paciente, no Hospital das Clínicas da UFMG, foram cerca de 11 horas, com a participação do MG Transplantes no transporte seguro do órgão.

Tempo bom para os pets do município, que ganharam uma ajudinha para encontrar novos tutores. Um projeto desenvolvido por uma veterinária e uma estudante da UNA tem contribuído para que cachorros curados da cinomose – uma doença viral grave e cujo tratamento pode ser longo – e atualmente abrigados em instituições possam encontrar novos lares. A iniciativa “esquece” chaveirinhos com as fotos dos pets pela cidade, para sensibilizar as pessoas e incentivar a adoção desses cachorros, muitas vezes, preteridos.