ESTIAGEM

Situação de alerta no reservatório Vargem das Flores

Represa atingiu neste mês o segundo pior nível para novembro em oito anos, chegando a 45,4% de sua capacidade; apesar disso, Copasa garante abastecimento

Por O TEMPO


Publicado em 14 de novembro de 2025 | 23:04
 
 
Represa Vargem das Flores, que abrange Betim e Contagem, é um dos principais reservatórios que abastecem a Grande BH, juntamente com com Rio Manso (Brumadinho) e Serra Azul (Juatuba)

Tempo ruim para a situação de alerta em que entrou o reservatório Vargem das Flores, entre Betim e Contagem, no último dia 1º, quando a represa chegou ao segundo pior nível para o mês em oito anos, atingindo 45,4% da capacidade, de acordo com dados divulgados pela Copasa. O índice mais baixo fora registrado no ano passado. Apesar dessa situação, a Copasa garante que o abastecimento na Grande BH não será afetado graças à integração dos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, que compõem o Sistema Paraopeba. 

Tempo ruim para os episódios de agressão que duas escolas municipais de Betim registraram nesta semana, segundo a polícia. Na terça-feira (11/11), um aluno cuspiu no rosto de uma professora na Escola Municipal Osório Aleixo da Silva, no bairro Granja Verde. O segundo, nessa quinta (13/11), aconteceu na Escola Municipal Maria José Campos, no bairro Novo Horizonte, onde uma mulher foi detida após agredir a diretora e ameaçar uma funcionária da instituição. A mulher disse que tentava matricular o filho na escola, mas, de acordo com boletim de ocorrência, ela estava embrigada.

Tempo ruim para os suspeitos de participar do roubo praticado na casa de um empresário de Belo Horizonte, no bairro Calafate, no fim de semana. A vítima foi feita refém na madrugada de sábado (8/11) e teve vários bens levados de seu imóvel pelos bandidos, que, no domingo (9/11), foram pegos pela polícia em Betim, no bairro Várzea das Flores. Os bens roubados do empresário, avaliados em mais de R$ 300 mil, foram recuperados pela PM.