TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

Betim vai em busca de recurso para trem metropolitano

Reunião no Ministério dos Transportes nesta terça-feira (9) pode definir repasse para o modal

Por Iêva Tatiana

Publicado em 09 de janeiro de 2024 | 12:22

 
 
Custo total para os 41 km previstos seria de R$ 325 milhões na proposta mais simples, utilizando vagões e locomotivas atualmente paradas em empresas brasileiras - Foto: Pixabay/Reprodução - IMAGEM ILUSTRATIVA Custo total para os 41 km previstos seria de R$ 325 milhões na proposta mais simples, utilizando vagões e locomotivas atualmente paradas em empresas brasileiras - Foto: Pixabay/Reprodução - IMAGEM ILUSTRATIVA Foto: Pixabay/Reprodução

Representantes do Executivo betinense participam de uma reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira (9) para tratar do repasse de recursos para a retomada do trem metropolitano de passageiros entre Betim e Belo Horizonte.

As tratativas para a implantação do transporte sobre trilhos ganharam força em novembro do ano passado, quando o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), reuniram-se com secretários dos respectivos municípios e também da capital e do Estado para apresentar uma proposta de viabilização do modal.

Após esse encontro, outros aconteceram na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais, e também na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na capital federal.

“A ANTT aprovou a pretensão dos municípios, mas informou que quem libera o recurso é o Ministério dos Transportes. Então, a reunião desta quarta é para que a pasta abrace a proposta e libere o recurso necessário para viabilizá-la”, explica o secretário de Ordenamento Territorial e Habitação de Betim, Marco Túlio Freitas.

Entenda a proposta

Um projeto apresentado pela ONG Trem propõe que a linha do trem metropolitano tenha início em Betim e termine no Horto, em Belo Horizonte, atravessando o município de Contagem.

A ideia é duplicar a linha já existente e possibilitar a circulação de trens nos dois sentidos. O trajeto teria poucas paradas e seguiria paralelo e integrado à linha atual do metrô. O custo total para os 41 km previstos seria de R$ 325 milhões na proposta mais simples, utilizando vagões e locomotivas atualmente paradas em empresas brasileiras.

A proposta prevê transportar até 3.000 passageiros por dia e poderia ser implantada até o fim de 2025.