PLANEJAMENTO URBANO

Prefeitura apresenta resultados, e secretário detalha plataforma Cidade Pensada

Evento realizado nesta quinta (28) mostrou avanços promovidos pela Sorteh desde a sua criação, em 2020

Por Iêva Tatiana

Publicado em 28 de novembro de 2024 | 16:20

 
 
Na ocasião, o titular da Sorteh, Marco Túlio Freitas, detalhou como vai funcionar a plataforma Cidade Pensada Na ocasião, o titular da Sorteh, Marco Túlio Freitas, detalhou como vai funcionar a plataforma Cidade Pensada Foto: LotusDSR/Divulgação

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), apresentou, nesta quinta-feira (28), um balanço do planejamento urbano que vem sendo executado no município nos últimos oito anos, ao longo dos dois mandatos do prefeito Vittorio Medioli (sem partido). 

“A gente precisa dar uma satisfação para a nossa cidade. Com a implantação da Sorteh, que é a secretaria que cuida de todos esses trabalhos, conseguimos mostrar o crescimento de Betim no ordenamento territorial, principalmente na parte da urbanização, da regularização de áreas. Isso pra gente é muito importante”, frisou a vice-prefeita, Cleusa Lara (PL).

A gestora ressaltou também a questão da mobilidade. “Nossa cidade cresce a cada momento, e a gente sabe que também precisa fazer a organização da malha viária para que não tenha um trânsito tão caótico quanto o que vem se formando, infelizmente, aqui perto da gente, em Belo Horizonte e na região metropolitana”, frisou Cleusa.

Na ocasião, o titular da Sorteh, Marco Túlio Freitas, detalhou como vai funcionar a plataforma Cidade Pensada. “É uma escola de planejamento urbano criada pelo prefeito Vittorio para termos a oportunidade de levar ao mercado o funcionamento dos nossos processos. Muitos profissionais vêm a trabalho à nossa cidade e passam dificuldades porque não têm intimidade com a legislação. Criamos um fluxograma de todos os processos e gravamos aulas deles para que todos os profissionais tenham condições de assistir e entender o funcionamento dos processos de aprovação aqui no município”, explicou o secretário.

“Essa escola também vai se prestar à capacitação e à requalificação tanto dos servidores municipais quanto de profissionais do mercado e levar à população temas de interesse coletivo que envolvam o planejamento urbano”, completou Freitas.