PREVENÇÃO

Prefeitura de Betim anuncia ações realizadas pra enfrentar as chuvas

Só para os trabalhos emergenciais da Defesa Civil e na aquisição feita de itens humanitários às famílias que possam ser atingidas foram empenhados R$ 1,6 milhão

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 04 de dezembro de 2024 | 15:25

 
 
Informações foram repassadas em audiência pública, realizada na Câmara, nesta quarta (4) Informações foram repassadas em audiência pública, realizada na Câmara, nesta quarta (4) Foto: Nelson Batista

A Prefeitura de Betim anunciou, nesta quarta-feira (4 de dezembro), um conjunto de ações adotadas pelo município ao longo do ano para enfrentar o período chuvoso, que vai até março de 2025. Entre elas, foram empenhados R$ 1,6 milhão, entre 2023 e 2024, para operações executadas pela Defesa Civil e para a aquisição já feita de itens de ajuda humanitária, como kits de higiene pessoal, de limpeza e de dormitório, às famílias betinenses que, eventualmente, possam ser vítimas de desastres causados pelas chuvas. As informações foram repassadas durante audiência pública na Câmara. O encontro, que apresentou o Plano de Contingência do município, contou com a presença de vereadores e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

Responsável pela Defesa Civil de Betim, Suellen Reis explicou que o Plano de Contingência tem como meta garantir a segurança da população e minimizar os impactos das chuvas intensas que podem ocorrer na cidade. Segundo ela, o documento foi elaborado pelo Grupo Gestor de Risco e Desastres, criado em 2023 e formado por representantes das principais secretarias. "O Plano de Contingência funciona como um manual de gerenciamento para respostas rápidas a emergências decorrentes de eventos climáticos na cidade. Neste ano, após reuniões períodicas do grupo de gerenciamento, fizemos um documento prático, resumido, que contém as principais informações necessárias para gerenciar as situações adversas que possam afetar o município", salientou.

Integrante da Associação Comunitária de Moradores da Colônia Santa Isabel, no Citrolândia, Hélio Dutra avaliou a audiência como importante para que os moradores saibam aonde recorrer, caso ocorram enchentes e alagamentos. "Podemos também saber quais ações efetivamente estão sendo realizadas pela prefeitura para enfrentar o período chuvoso. Na nossa região, por exemplo, a prioridade é a construção das bacias de contenção, o desassoreamento do rio Paraopeba e a garantia de uma infraestrutura que possa atender à população em caso de desastres", frisou. 

Ações realizadas

Nos últimos anos, a prefeitura declarou que realizou uma série de obras estruturais voltadas para a prevenção de alagamentos e erosões, além de intervenções que aprimoram a mobilidade urbana no município. Segundo o município, as ações foram planejadas para minimizar os riscos durante o período chuvoso e para garantir mais segurança e qualidade de vida para a população.

Entre as principais obras em andamento, está a canalização e a ampliação das redes de drenagem no córrego da avenida Yecoaba, no bairro Icaivera. O município informou também que promoveu obras de extensão e a construção de novas redes de drenagem pluvial em 15 bairros; além de ter concluído cinco obras de contenção de encostas em diferentes bairros - a contenção de encosta no bairro Paquetá, na região do Citrolândia, conforme declarou o município, está em fase de finalização. 

A prefeitura declarou também que promoveu intervenções para a limpeza da bacia de detenção do Riacho das Areias, na avenida Juiz Marco Túlio Isaac; e que começou, em novembro deste ano, a limpeza e o desassoreamento das lagoas naturais do Parque do Cedro, na região do Icaivera. 

Intervenções viárias também foram iniciadas pela prefeitura neste ano, conforme anunciado. Entre elas, está a instalação de quatro túneis-bala para mudança do curso do rio, sendo uma sob a rua Pau Brasil, no Sítio Poções; e três sob a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, próximo à UBS do bairro Sítio Poções. 

"A obra vai permitir a integração viária entre a rua Pau Brasil e a rua Tocantins, interligando os bairros Vila das Flores e Senhora de Fátima, e vai evitar enchentes no encontro entre o rio Betim e o córrego Estiva, na avenida Cordiline", informou o município.