Vittorio Medioli recebe título de Prefeito Inovador 2024 | O TEMPO Betim
 
REDE CIDADE DIGITAL

Vittorio Medioli recebe título de Prefeito Inovador 2024

Premiação foi concedida em função do projeto de inclusão, que utiliza dispositivos para transformar textos em áudio para pessoas com deficiência visual

Por Kemileyn Freire

Publicado em 26 de abril de 2024 | 16:29

 
 
Medioli recebeu o título de Prefeito Inovador 2024 com o projeto inclusivo de dispositivos de leitura artificial “OrCam MyEye” Medioli recebeu o título de Prefeito Inovador 2024 com o projeto inclusivo de dispositivos de leitura artificial “OrCam MyEye” Foto: Carolina Miranda/O Tempo Betim
normal

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), foi agraciado com o título de Prefeito Inovador 2024, no Fórum de Cidade Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A indicação, concedida pela Rede Cidade Digital, provém do projeto de educação inclusiva, implementado no município, que utiliza dispositivos de leitura artificial “OrCam MyEye” para transformar textos em áudio e, assim, possibilitar às pessoas com deficiência visual o acesso à informação.

O evento, ocorrido em março, reuniu outros 16 prefeitos mineiros, além de gestores e servidores, para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. Para selecionar os premiados, foram considerados diversos fatores, entre eles, a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão (2020-2024) e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município.

“O prêmio recebido vem para confirmar que Betim está em constante evolução. Tudo o que a tecnologia coloca à disposição, nós procuramos disponibilizar dentro da rede, como a aquisição de 5.000 computadores e de telões de LED; a implementação de aulas audiovisuais, de bibliotecas e as inúmeras outras intervenções que estão elevando a qualidade do ensino em Betim. A nossa meta é subir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade para 7,5 até o próximo ano”, afirmou Medioli.

No total, o município adquiriu sete dispositivos "OrCam MyEye", que foram distibuídos entre os equipamentos públicos de Betim. Eles foram desenvolvidos com tecnologia israelense para cegos e para pessoas com deficiência visual, e permitem capturar imagens e converter as informações em áudio. 

Os aparelhos foram encaminhados para a Biblioteca Pública Municipal Leonor de Aguiar Batista, para o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, para a Casa da Cultura Josephina Bento, e para o Centro de Memória e Ação em Hanseníase Luiz Veganim, na Colônia Santa Isabel. Todos já estão à disposição da população.