O enfermeiro e professor universitário em Betim Eder Júlio Rocha de Almeida, de 36 anos, recebeu o título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nessa terça-feira (14). A honraria foi concedida, a pedido do vereador Jorge Santos (Republicanos), em reconhecimento ao aplicativo desenvolvido por ele para agilizar o atendimento de urgência e emergência as pessoas com deficiência auditiva. A plataforma Socorro pelas Mãos estará disponível para iOS e Android em julho deste ano.
"Fiquei muito feliz com esta homenagem, que demonstra que estamos conseguindo caminhar bem com este projeto, que visa trazer a inclusão social e dar voz a esses deficientes auditivos que, por anos, foram negligenciados", agradeceu o enfermeiro que, em 2021, também foi condecorado com uma moção de congratulação em uma homenagem feita pela Câmara Municipal de Betim por causa da criação app.
Almeida adiantou ainda que o vereador Jorge Santos anunciou que vai propor no Legislativo da capital um projeto de lei que torna obrigatório o uso complementar do aplicativo no acionamento de socorro em Belo Horizonte. "Isso dará vazão para que outros pesquisadores consigam otimizar novas ferramentas e possam, com isso, diminuir essa lacuna entre socorro e deficiente", afirmou o enfermeiro.
Para usar a ferramenta, o usuário deve criar uma conta na plataforma Socorro pelas Mãos e cadastrar seus principais endereços como o intuito de dar celeridade ao atendimento de urgência e emergência. Na tela principal do app, o usuário poderá escolher o tipo de atendimento que necessita, após incluir seu nome, idade e endereço para resgate.