Professor em Betim recebe título de Honra ao Mérito em BH por app pra deficientes auditivos | O TEMPO Betim
 
HOMENAGEM 

Professor em Betim recebe título de Honra ao Mérito em BH por app pra deficientes auditivos

Eder Júlio Rocha de Almeida, de 36 anos, desenvolveu um aplicativo que agiliza o socorro dessas pessoas; honraria foi entregue na Câmara de Vereadores

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 15 de maio de 2024 | 13:51

 
 
Honraria foi concedida ao enfermeiro e professor universitário em Betim Eder Júlio Rocha de Almeida a pedido do vereador Jorge Santos (Republicanos) Honraria foi concedida ao enfermeiro e professor universitário em Betim Eder Júlio Rocha de Almeida a pedido do vereador Jorge Santos (Republicanos) Foto: Divulgação
normal

O enfermeiro e professor universitário em Betim Eder Júlio Rocha de Almeida, de 36 anos, recebeu o título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Belo Horizonte, nessa terça-feira (14). A honraria foi concedida, a pedido do vereador Jorge Santos (Republicanos), em reconhecimento ao aplicativo desenvolvido por ele para agilizar o atendimento de urgência e emergência as pessoas com deficiência auditiva. A plataforma Socorro pelas Mãos estará disponível para iOS e Android em julho deste ano. 

"Fiquei muito feliz com esta homenagem, que demonstra que estamos conseguindo caminhar bem com este projeto, que visa trazer a inclusão social e dar voz a esses deficientes auditivos que, por anos, foram negligenciados", agradeceu o enfermeiro que, em 2021, também foi condecorado com uma moção de congratulação em uma homenagem feita pela Câmara Municipal de Betim por causa da criação app. 

Almeida adiantou ainda que o vereador Jorge Santos anunciou que vai propor no Legislativo da capital um projeto de lei que torna obrigatório o uso complementar do aplicativo no acionamento de socorro em Belo Horizonte. "Isso dará vazão para que outros pesquisadores consigam otimizar novas ferramentas e possam, com isso, diminuir essa lacuna entre socorro e deficiente", afirmou o enfermeiro. 

Como utilizar o aplicativo?

Para usar a ferramenta, o usuário deve criar uma conta na plataforma Socorro pelas Mãos e cadastrar seus principais endereços como o intuito de dar celeridade ao atendimento de urgência e emergência. Na tela principal do app, o usuário poderá escolher o tipo de atendimento que necessita, após incluir seu nome, idade e endereço para resgate.