PARA A POPULAÇÃO

Câmara de Betim oficializa espaço do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão

Nova unidade passa a contar com ponto de apoio do Procon, oferecendo serviços gratuitos de defesa do consumidor e de conciliação de demandas pré-judiciais

Por Kemileyn Freire

Publicado em 27 de maio de 2024 | 22:13

 
 
O novo espaço vai funcionar em uma sala na sede do Legislativo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h O novo espaço vai funcionar em uma sala na sede do Legislativo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h Foto: Carolina Miranda

Em clima de celebração, a Câmara de Betim oficializou, nesta segunda-feira (27), o novo espaço do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), que funciona dentro da sede do Legislativo. O local passa a contar com um ponto de apoio do Procon e do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), oferecendo serviços gratuitos de defesa do consumidor e de conciliação de demandas pré-judiciais. O novo espaço vai funcionar em uma sala na sede do Legislativo (avenida Governador Valadares, 241, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo da cidade participaram do evento. O presidente da Câmara, Léo Contador, explica que o Ciac vem de uma reestruturação do Poder Legislativo. “Ele funcionará com o apoio do Procon e do Papre, do Tribunal de Justiça, para ajudar na mediação dos conflitos e desafogar o Judiciário, trazendo para a Câmara essa especialização pra acolher a comunidade. O Procon é uma desejo que temos desde 2023, com o intuito de facilitar o acesso da população que precisa do serviço”, destacou o parlamentar.

A coordenadora do Ciac, Luana Ramos, explicou como o trabalho irá funcionar: “Com a unidade do Procon na Câmara, vamos dar a oportunidade para os consumidores que, de alguma forma, se sentiram prejudicados ao adquirirem um produto ou serviço oficializarem suas reclamações por meio do nosso atendimento. Já o Papre receberá demandas judiciais, como de guarda, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, entre outras questões do tipo, para realizar audiências de conciliação e suprir essas demandas de forma mais rápida”.

O prefeito Vittorio Medioli destacou que o espaço vai ampliar a rede de proteção ao cidadão. “Existe uma infinidade de abusos e ilegalidades de quem pode mais contra quem pode menos. Esse Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão vai dar a oportunidade do público ser ouvido. Desta forma dá ao poder Legislativo, que é muito forte na nossa sociedade, a possibilidade de intervir contra essas ilegalidades que ocorrem no dia a dia”, encerrou Medioli.

Veja o vídeo abaixo: