LEGISLATIVO

Concurso público da Câmara Municipal de Betim é homologado; veja mais

Prova foi realizada em janeiro deste ano e contou com a inscrição de 5.445 candidatos; chamamento deve começar em 2025

Por Kemileyn Freire

Publicado em 10 de julho de 2024 | 14:37

 
 
Câmara Municipal de Betim Câmara Municipal de Betim Foto: Ronaldo Silveira/ O Tempo

Foi homologado, na última terça-feira (9), o concurso público da Câmara Municipal de Betim, realizado em janeiro. O documento foi assinado durante a reunião ordinária semanal do Legislativo, pelo presidente da Câmara, Léo Contador (Cidadania). O último concurso público promovido pela Câmara foi no ano de 1995.

As provas ocorreram no dia 28 de janeiro. No total, 3.361 candidatos participaram. No total, 5.445 pessoas se inscreveram no certame, e 508 foram aprovadas. O resultado foi publicado no dia 27 de junho, no ‘Órgão Oficial’ de Betim. Segundo o Legislativo, 21 candidatos serão selecionados de acordo com os requisitos estabelecidos pelo edital. Os salários vão de R$ 3.213,54 a R$ 7.626,39, para vagas dos níveis médio, técnico e superior.

A previsão é que os candidatos sejam chamados em janeiro de 2025, pois, em virtude do período eleitoral, os concursos homologados no momento não podem ter chamamento realizado neste ano. Somente após as eleições. Enquanto isso, a Câmara se prepara para receber os novos efetivos e programa o ingresso dos futuros servidores com exames médicos, capacitação e outros processos.

Veja os cargos a serem ocupados: assistente administrativo – intérprete de Libras; assistente administrativo – técnico de apoio; assistente administrativo – técnico de informática; consultor técnico legislativo – analista de desenvolvimento de tecnologia; consultor técnico legislativo – analista de infraestrutura de tecnologia; consultor técnico legislativo – arquivista; consultor técnico legislativo – assistente social; consultor técnico legislativo – programador visual; consultor técnico legislativo – redator – revisor; analista legislativo – contador; procurador.

“Esse é um dia muito especial para este Poder Legislativo. Depois de 29 anos, promovemos um concurso público, que será agora homologado. Em breve, a Câmara Municipal contará com um novo espaço, mas de nada adiantaria ter uma nova sede, dotada de excelente infraestrutura e recursos tecnológicos, se não houver um corpo de servidores públicos efetivos, gabaritados e aptos a fazer essa máquina funcionar”, destacou Léo Contado (Cidadania) em seu discurso.

De acordo com o documento, o concurso terá validade de dois anos, podendo ser renovado uma única vez pelo mesmo período de tempo. “Foi pensando no futuro que decidimos realizar o segundo concurso público da história da Câmara Municipal. O primeiro deles, ocorrido há quase 30 anos, trouxe para esta Casa dezenas de servidores competentes. Muitos deles já se aposentaram, e isso gerou a necessidade de suprir essas vagas, além da criação de outras que o mundo moderno nos impõe”, encerrou o presidente da Câmara dos Vereadores.