VEJA O VÍDEO

Familiares, amigos e políticos se despedem de Marcão Universal

Ex-presidente da Câmara Municipal de Betim foi velado e sepultado na tarde desta terça (16); ele faleceu no domingo (14) após sofrer uma queda em casa

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 16 de julho de 2024 | 18:21

 
 
Corpo de Marcão Universal foi sepultado no Cemitério Parque Jardim da Cachoeira, em Betim Corpo de Marcão Universal foi sepultado no Cemitério Parque Jardim da Cachoeira, em Betim Foto: Carolina Miranda

Acompanhado por um cortejo da Guarda Municipal e diante da presença de centenas de amigos, familiares e políticos de Betim, foi enterrado, no fim da tarde dessa terça-feira (16), no Cemitério Parque Jardim da Cachoeira, em Betim, o ex-presidente da Câmara Municipal Marcão Universal. 

Desportista atuante, católico fervoroso e fiel extremamente devoto à Nossa Senhora Aparecida, o ex-vereador faleceu, na noite do último domingo (14), aos 73 anos, após sofrer uma queda na residência em que morava, no bairro Vila Universal, e ter um traumatismo crânio encefálico. O corpo dele foi encontrado, na manhã de segunda (15), por um dos filhos, Alexandre da Paz.

Antes do último adeus, Marcão foi velado, durante à tarde, na Igreja Católica São João Batista, comunidade em que ele participava há anos e ajudou a fundar o Terço dos Homens, grupo que completa 12 anos de atuação em 2024. No velório, a reportagem de O Tempo Betim conversou com amigos, familiares e políticos do ex-vereador, que prestaram a última homenagem ao político. 

Entre eles está o amigo e ex-vereador Geraldo Trindade, que fez questão de agradecer Marcão pela vitória que teve nas urnas em seu primeiro mandato como parlamentar em Betim, entre 1989 e 1992. “Se fui eleito em meu primeiro mandado, foi graças à Marcão. A meu pedido, após isso, ele foi trabalhar na regional Imbiruçu, onde fez um trabalho exemplar. Depois, foi eleito como vereador e foi muito bem votado. Marcão era pessoa dinâmica, séria, querida e comprometida com seus deveres. Deixou um legado em todos os bairros de Betim”, afirmou Trindade. 

Amigo de Marcão e coordenador do Terço dos Homens da Igreja São João Batista, no Vila Universal, Geraldo Soares falou sobre a atuação do ex-presidente da Câmara na comunidade católica: “Marcão foi um dos fundadores do Terço dos Homens. Ele sempre nos acompanhou e participou de todas as nossas romarias. Era um homem de muita fé, que sempre ajudou a nossa região."

Já para Alexandre da Paz, um dos filhos de Marcão, o pai "foi um ícone". "Betim perde muito com a ida dele inesperada. Agora, teremos que ter muita força para continuar o bonito legado que ele deixou. Ele sempre me dizia: ‘quando a gente planta uma semente boa, tem colheita para o resto da vida.’", disse.