ELEIÇÕES 2024

Dos 23 vereadores de Betim, apenas dois não vão concorrer à reeleição

Daniel Costa (DC), que exerce seu quarto mandato, e Júnior Trabalhador (UB), que está legislando pela primeira vez, confirmaram que não são pré-candidatos

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 29 de julho de 2024 | 12:29

 
 
Júnior Trabalhador (UB) e Daniel Costa (DC) confirmaram que não vão disputar uma cadeira ao Legislativo municipal nestas eleições Júnior Trabalhador (UB) e Daniel Costa (DC) confirmaram que não vão disputar uma cadeira ao Legislativo municipal nestas eleições Foto: Divulgação

Dos 23 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Betim, somente dois não devem disputar a reeleição neste pleito: Daniel Costa (Democracia Cristã), que exerce atualmente seu quarto mandato, e Júnior Trabalhador (União Brasil), que está legislando pela primeira vez. Os dois parlamentares, filiados a partidos que compõem a base de sustentação da pré-candidatura de Heron Guimarães (União Brasil) e Cleusa Lara (PL) à Prefeitura de Betim, informaram à reportagem de O Tempo Betim que, para dar continuidade ao trabalho que eles vêm desenvolvendo, irão apoiar suas respectivas esposas na disputa por uma cadeira no Legislativo municipal. 

Daniel Costa, que está há 14 anos atuando na Câmara de Betim, declarou que já deu sua contribuição ao Legislativo municipal e que, embora não entre na disputa destas eleições, pretende ajudar de alguma forma no Executivo, seja em nível estadual ou municipal. O vereador ratificou que indicou o nome da sua esposa, a administradora de empresas Kátia Costa, para ser pré-candidata a vereadora pelo Democracia Cristã, partido ao qual ele atualmente é filiado.  

"Nosso grupo desenvolve um trabalho na Câmara desde que meu pai, pastor Oromar José da Costa (falecido), foi eleito, em 1992. Ex-presidente do Legislativo, ele atuou na Casa por dois mandatos consecutivos. Depois disso, nosso grupo ficou oito anos fora do processo eleitoral. Retornamos, em 2008, quando fui eleito pela primeira vez. Depois disso, fui reeleito por três mandatos. Após a morte do meu pai, Kátia foi quem assumiu a coordenação da minha última campanha, em 2020. Essa atuação a gabaritou para conhecer mais o grupo e fez com que ela criasse uma identidade com eles. Estamos em um momento de renovar e, acredito, ser importante aumentar a participação feminina no Legislativo, um ambiente que ainda é muito voltado para os homens", defendeu Daniel Costa. 

Júnior do Trabalhador também validou que não concorre ao pleito deste ano e confirmou que vai apoiar a esposa, a advogada e diretora do Instituto Casa da Comunidade, no Imbiruçu, Aline Fonseca, do PL, na corrida por uma vaga na Câmara Municipal. Assim como Daniel, o vereador defendeu uma maior representatividade feminina no Legislativo de Betim.

"Desde do início do meu mandato, venho falando da falta de mulheres no Legislativo. No nosso gabinete, a maioria são mulheres. São elas que escrevem nossos projetos, fazem nossas agendas, cuidam dos nossos projetos sociais. Seria uma hipocrisia minha disputar outra eleição tendo como concorrente uma mulher para completar meus votos de legenda do meu partido. Eu não vou participar como candidato, mas estarei junto com outros em busca de eleger mais mulheres para essa nova legislatura, como é o caso da doutora Aline Fonseca", salientou Júnior Trabalhador.