ELEIÇÕES 2024

Em pesquisa, Record indica Heron na liderança

Candidato do União Brasil aparece com 28% das intenções de votos no município

Por Daniele Marzano

Publicado em 22 de agosto de 2024 | 13:12

 
 
Candidato apoiado pelo prefeito Medioli cresceu quase três vezes mais que seu principal oponente Candidato apoiado pelo prefeito Medioli cresceu quase três vezes mais que seu principal oponente Foto: Reprodução/Record

Após cinco dias do lançamento da campanha do jornalista Heron Guimarães (União Brasil), ocorrida no último sábado (17), a primeira pesquisa divulgada com as intenções de voto sobre candidatos que disputam a Prefeitura de Betim aponta, em um cenário estimulado, Heron na liderança, com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o médico Vinícius Resende (Federação Brasil da Esperança – PT/PV/PCdoB), com 24%. Já o blogueiro Pedro Moura (Mobiliza) tem 7% das intenções de voto, e Zulu, do PCB, 1%. Ainda de acordo com o levantamento, realizado pelo Instituto Real Time Big Data e encomendado pela Record Minas, 15% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto, e 25% não souberam responder ou não responderam.

Crescimento

Em uma comparação com a última sondagem feita pelo mesmo instituto, verifica-se um crescimento de 19 pontos percentuais obtido pelo candidato Heron Guimarães, que tem o apoio do atual prefeito da cidade, Vittorio Medioli (sem partido). Conforme o levantamento, Heron passou de 9% das intenções de voto para 28%, crescendo quase três vezes mais que seu principal oponente, Vinícius Resende.

Segundo turno

O instituto também sondou as intenções de votos em um possível segundo turno em Betim. Heron Guimarães aparece com 32% das intenções de voto, enquanto Vinícius alcança 27%.

Votos válidos

Já considerando os votos válidos, Heron, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, obtém 47% das intenções de votos. Em seguida, aparece Vinícius, com 40%, e, em terceiro, o blogueiro Pedro Moura, com 11,6%. Já em um possível segundo turno, Heron Guimarães teria 54%, e Vinícius, 45%.

Aprovação das gestões

Depois de quase oito anos administrando Betim, Vittorio Medioli mantém altos índices de aprovação e de boa avaliação de sua gestão. De acordo com a pesquisa da Record Minas, Medioli possui 73% de aprovação do eleitorado. Outros 25% entrevistados desaprovam o governo do gestor, e 2% não souberam ou não responderam o levantamento.

O governador Romeu Zema (Novo), aparecem em segundo lugar, com 49% das pessoas pesquisadas aprovando a gestão dele. Outros 45% eleitoral desaprovam o governo de Zema e 6% não souberam ou não responderam. 

Já o governo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi desaprovado por 47% do eleitorado betinense e aprovado por 44%. Outros 9% entrevistados na pesquisa não souberam ou não responderam.

Saiba mais

A pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data entrevistou mil eleitores em Betim, entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número MG–06548/2024, e apresenta um nível de confiança de 95%.

Matéria atualizada dia 23 de agosto de 2024, às 1h05.