ELEIÇÕES 2024

Em pesquisa, Record indica Heron na liderança

Candidato do União Brasil aparece com 28% das intenções de votos no município

Por Daniele Marzano
Publicado em 22 de agosto de 2024 | 13:12
 
 
Candidato apoiado pelo prefeito Medioli cresceu quase três vezes mais que seu principal oponente

Após cinco dias do lançamento da campanha do jornalista Heron Guimarães (União Brasil), ocorrida no último sábado (17), a primeira pesquisa divulgada com as intenções de voto sobre candidatos que disputam a Prefeitura de Betim aponta, em um cenário estimulado, Heron na liderança, com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o médico Vinícius Resende (Federação Brasil da Esperança – PT/PV/PCdoB), com 24%. Já o blogueiro Pedro Moura (Mobiliza) tem 7% das intenções de voto, e Zulu, do PCB, 1%. Ainda de acordo com o levantamento, realizado pelo Instituto Real Time Big Data e encomendado pela Record Minas, 15% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto, e 25% não souberam responder ou não responderam.

Crescimento

Em uma comparação com a última sondagem feita pelo mesmo instituto, verifica-se um crescimento de 19 pontos percentuais obtido pelo candidato Heron Guimarães, que tem o apoio do atual prefeito da cidade, Vittorio Medioli (sem partido). Conforme o levantamento, Heron passou de 9% das intenções de voto para 28%, crescendo quase três vezes mais que seu principal oponente, Vinícius Resende.

Segundo turno

O instituto também sondou as intenções de votos em um possível segundo turno em Betim. Heron Guimarães aparece com 32% das intenções de voto, enquanto Vinícius alcança 27%.

Votos válidos

Já considerando os votos válidos, Heron, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, obtém 47% das intenções de votos. Em seguida, aparece Vinícius, com 40%, e, em terceiro, o blogueiro Pedro Moura, com 11,6%. Já em um possível segundo turno, Heron Guimarães teria 54%, e Vinícius, 45%.

Aprovação das gestões

Depois de quase oito anos administrando Betim, Vittorio Medioli mantém altos índices de aprovação e de boa avaliação de sua gestão. De acordo com a pesquisa da Record Minas, Medioli possui 73% de aprovação do eleitorado. Outros 25% entrevistados desaprovam o governo do gestor, e 2% não souberam ou não responderam o levantamento.

O governador Romeu Zema (Novo), aparecem em segundo lugar, com 49% das pessoas pesquisadas aprovando a gestão dele. Outros 45% eleitoral desaprovam o governo de Zema e 6% não souberam ou não responderam. 

Já o governo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi desaprovado por 47% do eleitorado betinense e aprovado por 44%. Outros 9% entrevistados na pesquisa não souberam ou não responderam.

Saiba mais

A pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data entrevistou mil eleitores em Betim, entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número MG–06548/2024, e apresenta um nível de confiança de 95%.

Matéria atualizada dia 23 de agosto de 2024, às 1h05.