Em seu primeiro dia à frente da Prefeitura de Betim, nesta quinta-feira (2), o prefeito Heron Guimarães, acompanhado da vice Cleusa Lara, se reuniu com os secretários para apresentar um plano especial para os cem primeiros dias de gestão. A iniciativa foi denominada de "Betim 90", em alusão aos 90 anos que a cidade completará durante a atual administração. O encontro foi realizado no Centro Administrativo da prefeitura.
Na reunião, Heron apresentou etapas e medidas de curto, médio e longo prazo para a administração municipal e um escopo para estabelecer o planejamento estratégico do governo. Para isso, o prefeito determinou que os planos de trabalho de cada pasta sejam detalhados e realizados em processos bem definidos, com ações acompanhadas por métricas de desempenho e indicadores alinhados às diretrizes estabelecidas pela gestão. “Isso garante que o progresso, em todas as áreas, seja mensurável e ajustável ao longo do tempo”, frisou Guimarães.
O prefeito adiantou também alguns decretos que devem ser publicados ainda nesta quinta, no Órgão Oficial do Município, que dispõem, por exemplo, de normas referentes à execução orçamentária e financeira, renegociação de contratos em vigor e licitações em curso, além de redução de despesas com cargos ou funções de provimento em comissão, dentre outros.
Heron Guimarães também ressaltou que a saúde e o transporte público são os principais gargalos da cidade hoje e, em razão disso, as prioridades da gestão, mas que outras questões, como a valorização de servidores, a informatização de processos e o que for identificado como tema crítico para cada pasta - pontuações que deverão ser elencadas pelos secretários - terão total atenção do governo.
“A estrutura do Betim 90 vai permitir que as ações do governo sejam focadas em alcançar resultados tangíveis e benéficos para a população, sempre com transparência e eficiência”, ratificou Heron Guimarães, informando também que a gestão contará com comissões especiais e reuniões periódicas de acompanhamento do plano.