A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, estará em Betim nesta sexta-feira (24 de janeiro), na 31ª edição do Concerto contra o Preconceito. A visita, que antes estava agendada para quinta (23), teve de ser alterada por questões de agenda.
A gestora irá participar de um ato em alusão à assinatura da Portaria nº 90, de 7 de janeiro de 2025, que regulamenta o recurso de pensão especial destinada aos filhos e filhas dos acometidos pela hanseníase e às vítimas de isolamento compulsório ou em seringais até 1986. Em Betim, cerca de 800 pessoas fazem parte desse público. A solenidade está marcada para 18h, na Praça Frei Edgard Groot.
Na ocasião, a ministra receberá, simbolicamente, de alguns filhos que foram separados de seus pais no período de isolamento da Colônia, documentos em papel para solicitação da pensão especial. Além disso, ela, Heron Guimarães e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, receberão da Câmara a Honraria Frei Chico, destinada a personalidades que contribuem para a quebra do preconceito contra a hanseníase.
O Concerto contra o Preconceito começa nesta terça-feira (21) e vai até domingo (26). O evento resgata um período histórico que marcou o município entre as décadas de 1920 e 1980, quando a Colônia se tornou o destino de pacientes que sofriam com a hanseníase.
Veja o que está previsto: