Depois de dar posse, na semana passada, a 600 novos servidores da saúde, aprovados no concurso público nº 01/2024, realizado em meados do ano passado, a Prefeitura de Betim está convocando mais 542 profissionais, aprovados no certame. A publicação com os nomes dos convocados foi feita no 'Órgão Oficial do Município' desta terça-feira (21 de janeiro).
Com essa medida, a Secretaria Municipal de Saúde chega 1.297 candidatos nomeados de um total de 1.342 vagas estabelecidas no edital. As 45 vagas restantes, destinadas ao cargo de fiscal sanitário, serão preenchidas até o dia 31 de março, garante o município.
Os novos profissionais atuarão em toda a rede do SUS Betim, sobretudo na atenção primária, que abrange as 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além de outros serviços. Entre os destaques desta segunda etapa de nomeações estão os 144 médicos que irão reforçar o atendimento especializado e ampliar a capacidade de acolhimento nas unidades de saúde.
Entre os nomeados estão 80 médicos generalistas, 39 psiquiatras, 20 pediatras e cinco homeopatas. Os generalistas serão alocados nas UBSs, enquanto os pediatras reforçarão as equipes do Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), no Jardim Teresópolis. Já os psiquiatras atuarão na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em serviços como os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam) e em outros serviços especializados.
Além disso, foram chamados 15 educadores físicos para atuar nas UBSs, bem como profissionais para os setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo oito analistas de gestão e dois contadores.
Após a nomeação, os candidatos têm até 30 dias para realizar os exames admissionais e apresentar a documentação necessária para a posse do cargo, prazo que pode ser prorrogado por mais dez dias.
A prefeitura deu início às nomeações dos aprovados no concurso público da Saúde em meados de dezembro. Haviam sido nomeados 755 profissionais e, até esta segunda (20), 599 tinham tomado posse de cargos como cirurgião-dentista, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros. Há ainda 61 processos em andamento relacionados à prorrogação de posse, pedidos de reclassificação e outras situações administrativas.
A expectativa da secretária de Saúde, Jaqueline Santana, é que, dentro de até 40 dias, todos os profissionais desta e da primeira chamada sejam empossados, o que, segundo ela, "permitirá o preenchimento quase que completo das vagas disponibilizadas, garantindo a oferta de serviços de qualidade, bem como o fortalecimento dos vínculos com as comunidades e a melhoria significativa no atendimento em todos os centros de saúde de Betim”.
“Com essas novas nomeações, damos mais um passo importante para fortalecer a rede SUS Betim. Estamos garantindo profissionais altamente capacitados em áreas essenciais e de alta complexidade, ampliando nossa capacidade de atendimento e, com isso, cuidando da nossa população com mais eficiência e humanidade. Seguimos firmes no compromisso de oferecer uma Saúde de qualidade, que é um direito de todos e nossa grande prioridade”, afirma o prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), que organizou esse concurso quando foi secretário de Saúde, na gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido).