
O auditório Ady Rosa de Freitas, na prefeitura, recebeu, na noite dessa sexta-feira (14/11), uma Sessão Solene de entrega de diplomas e títulos da Câmara Municipal de Betim. Ao todo, 41 pessoas foram homenageadas com honrarias como Cidadania Honorária, Mérito Desportivo e Honra ao Mérito.
Entre os homenageados esteve o delegado federal Franco Perazzoni, chefe do Laboratório de Tecnologias e Inovação da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. Ele recebeu o título de Cidadão Honorário, indicado pelo vereador Alexandre da Paz (MDB). Antes da fala, foi destacado que a escolha partiu do reconhecimento do trabalho do delegado e das ligações dele com a cidade. “Eu o escolhi por conhecer seu trabalho de perto e por sua carreira ter iniciado na nossa cidade, uma pessoa tão relevante no cenário federal e por ter sido homenageado pela Itália e até pelo BFI. Não poderia deixar passar em branco dando a ele esse título como cidadão e filho de Betim”, disse o vereador.
A desembargadora Alice de Souza Birchal, superintendente da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, também recebeu o título de Cidadania Honorária, indicado pelo vereador Paulo Tekim (PL). Antes da fala, foi ressaltado que ela é reconhecida pela atuação ética e pelo impacto direto no fortalecimento da Justiça mineira. “É uma alegria entregar esse título para a desembargadora Alice Birchal. Ela é uma referência na defesa dos direitos da infância e da juventude e tem um trabalho que inspira muita gente. Poder conceder essa homenagem em nome de Betim é uma honra”, afirmou o vereador.
A desembargadora também compartilhou sua mensagem após receber a honraria, reforçando o significado da noite e o vínculo criado com Betim. “Foi uma honra receber o título de cidadã honorária de Betim e representar um grupo tão diverso de novos cidadãos. Agradecemos aos vereadores pela sensibilidade em reconhecer nossas trajetórias. Nenhum de nós chegou aqui buscando uma homenagem, mas sim para trabalhar e cumprir uma missão. A palavra que me define é gratidão. Ser filho de uma cidade é acolhimento e também responsabilidade. Betim é um lugar de oportunidades, onde o esforço individual gera impacto coletivo. Agradeço especialmente ao vereador Paulo Tekim”, disse a desembargadora.
Esta foi a segunda edição da solenidade em 2025. A primeira ocorreu em 20 de agosto, quando 46 pessoas foram homenageadas.
A Câmara realizará ainda uma última solenidade no dia 12 de dezembro, às 19h, com a entrega da Medalha Joseph Rodrigues Betim, criada pela Lei nº 2.521/94. Cada vereador poderá indicar uma pessoa física ou jurídica que tenha contribuído para o desenvolvimento do município ao longo do ano. A cerimônia será restrita aos homenageados.