REPRESENTATIVIDADE

Joab Ribeiro, procurador-geral de Betim, integra nova diretoria do Fórum Nacional de Procuradores

Durante reunião da FNP, participantes debateram temas como a inovação tecnológica e o fortalecimento institucional das procuradorias

Por Marcio Antunes

Publicado em 12 de abril de 2025 | 19:34

 
 
Nova diretoria é composta por representantes de diferentes regiões, com Sarah Campos, procuradora-geral de Contagem, na presidência Nova diretoria é composta por representantes de diferentes regiões, com Sarah Campos, procuradora-geral de Contagem, na presidência Foto: Arquivo pessoal

O procurador-geral de Betim, Joab Ribeiro, foi eleito para compor o Conselho Fiscal do Fórum Nacional dos Procuradores-Gerais das Capitais e Grandes Cidades Brasileiras (FNPGC). A escolha ocorreu durante a primeira reunião do ano do Fórum, realizada na sede da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília, no dia 10 de abril.

O evento reuniu procuradores municipais de todo o país para debater temas como o uso de tecnologias, inteligência artificial e novas soluções na gestão pública, além da realização da eleição da nova diretoria da entidade para o biênio 2025/2026.

Para Joab Ribeiro, a eleição de representantes de cidades como Betim e Contagem demonstra o reconhecimento da importância dos grandes municípios brasileiros no cenário jurídico nacional. “O Fórum existe desde os anos 90 e tem como meta conectar as capitais e grandes cidades brasileiras. Essa conectividade e troca de experiências entre as procuradorias é muito importante. Betim e Contagem não são capitais, mas são cidades muito importantes no cenário nacional. Nossa eleição para a presidência e para o Conselho Fiscal evidenciam isso. Hoje podemos interagir com as procuradorias das capitais brasileiras a fim de buscar soluções assertivas para os problemas que afligem os grandes municípios. Assumimos a função com muito denodo e senso de responsabilidade. Betim hoje é uma referência no Fórum, o que demonstra o prestígio que a cidade alcançou com as gestões de Vittorio Medioli e Heron Guimarães”, afirmou.

Também presente no evento, o subprocurador-geral do município, Lucas Neves, destacou a importância da atualização tecnológica das procuradorias municipais. “O Poder Judiciário já utiliza ferramentas tecnológicas avançadas, inclusive com o uso da inteligência artificial. Nossa Procuradoria possui o desafio de se estruturar para enfrentamento dessa nova realidade, aumentando eficiência e qualidade na administração pública”, disse.

“A tecnologia pode apoiar na resolução de desafios enfrentados por Procuradorias e aumentar a recuperação de receitas. A utilização da Inteligência Artificial pode contribuir para a gestão dos processos e otimizar nossas rotinas de trabalho”, completou.

Entre os principais pontos debatidos no encontro, os procuradores também analisaram a possibilidade de celebração de convênios com o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR).

“Uma importante inovação que pudemos conhecer melhor no Fórum é a possibilidade de celebração de convênio dos municípios com o ONR, que possibilitará às procuradorias otimizar a incrementação de receita e obter informações seguras sobre transações imobiliárias e titularidade de imóveis”, destacou Lucas.

A nova diretoria do FNPGC é composta por representantes de diferentes regiões do Brasil, com presidência assumida por Sarah Campos, procuradora-geral de Contagem (MG), e vice-presidência por Eduardo Porto, de Salvador (BA).