CÂMARA

Audiência abordará suposta poluição gerada por empresa de reciclagem em Betim

Segundo o vereador Klebinho Rezende, debate atende às reivindicações de comerciantes, empresários e trabalhadores da região

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 14 de abril de 2025 | 15:36

 
 
Klebinho Rezende (Avante), vereador de Betim que solicitou a audiência pública Klebinho Rezende (Avante), vereador de Betim que solicitou a audiência pública Foto: Divulgação

As denuncias de supostos impactos ambientais que seriam causados pela Sucalog Comércio e Reciclagem de Metais Ltda, uma empresa localizada no bairro Jardim Piemont, em Betim, e que comercializa e recicla sucata ferrosa e não ferrosa, serão discutidas em audiência pública na Câmara Municipal de Betim. A data e o local do debate serão anunciados em breve no site oficial do Legislativo municipal. 

De acordo com o vereador Klebinho Rezende (Avante), o debate atende às reivindicações de comerciantes, empresários e trabalhadores da região. "Meu mandato decidiu solicitar a audiência após diversas manifestações da comunidade local, que me entregou um conjunto de provas, incluindo vídeos, que mostram a densidade da poeira metálica na região gerada pela empresa. A intenção da audiência é promover um diálogo aberto entre os envolvidos, buscando a construção de medidas mitigadoras que possam reduzir os efeitos da poluição e garantir a segurança e bem-estar dos moradores e trabalhadores da área afetada", salientou Klebinho.

Ainda conforme o parlamentar, a empresa estaria emitindo grande quantidade de partículas de metais, como ferro, cobre, selênio, níquel e estanho, no ar da região. "Essas substâncias estariam sendo lançadas no ar, formando nuvens de poeira que afetam diretamente os trabalhadores e empreendedores da região. Os denunciantes alegam que a exposição contínua a essas partículas representa risco potencial à saúde, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de doenças respiratórias graves.

Convocações

Entre os convocados para estarem presentes na audiência, estão os sócios ou os diretores da Sucalog, representantes do Executivo e do Legislativo local, bem como do Ministério Público de Minas Gerais, além de representantes de empresas e comércios localizados no entorno da Sucalog. 

Sem contato

A reportagem de O Tempo Betim tentou falar com o telefone da empresa que aparece na busca do Google, sem sucesso.