Começaram a ser nomeados, na última semana, os aprovados no último concurso público da Câmara Municipal de Betim, realizado no ano passado. Entre eles estão os dois intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa foi a primeira vez que o certame previu profissionais desse ramo.
Mariana Moura e Daniel Ferreira Costa vão atuar nos eventos oficiais da Câmara, como reuniões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas, entre outros. Também vão atender ao público surdo em outras demandas da Casa e em parceria com órgãos públicos como Procon e Procuradoria da Mulher. Além deles, foi nomeada a procuradora legislativa Fernanda Stella Carvalho Andrade.
Presidente da Câmara, o vereador Léo Contador (Cidadania) explica que a presença de intérpretes de Libras efetivos é inédita na história da Casa. “Nós tínhamos esses profissionais por meio de contratos. Mas, percebendo a necessidade, incluímos nesse concurso para promover inclusão e atender com mais carinho esse público”, destacou.
Para Mariana, a presença de intérpretes de Libras na Câmara de Vereadores demonstra o respeito da Casa Legislativa em garantir a inclusão da comunidade surda, permitindo sua participação ativa nos debates e nas decisões legislativas. “Além de facilitar a comunicação, nós, profissionais, ajudamos a promover a conscientização sobre a cultura surda, tornando o ambiente mais acessível e representativo para todos”, completou.
Os servidores estão na fase de entrega de documentos e, em breve, tomarão posse.
De acordo com Léo Contador, a previsão é que mais aprovados sejam nomeados nos próximos meses, à medida que a Casa tiver estrutura física para acomodá-los, após a mudança pra nova sede.