SERVIÇO

Câmara propõe acionar o MP por reclamações de agência da Copasa em Betim

Deliberação foi feita em audiência realizada no Legislativo, nesta quarta (30); empresa adiantou que agência vai mudar de endereço e terá mais guichês

Por O TEMPO
Publicado em 30 de abril de 2025 | 17:12
 
 
Audiência foi realizada após requerimento feito pelo vereador Adelio Carlos (PDT)

A Procuradoria-Geral da Câmara Municipal de Betim informou que vai acionar o Ministério Público de Minas para que seja feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Copasa diante das reclamações dos consumidores sobre o atendimento prestado pela agência da empresa em Betim. A decisão foi anunciada durante audiência pública, realizada na manhã desta quarta-feira (30 de abril), no plenário do Legislativo municipal. A Procuradoria-Geral propôs ainda fazer um aditamento ao contrato de concessão da companhia com previsão de autuação da empresa.

O vereador Adelio Carlos (PDT), que solicitou a audiência, revelou que visitou recentemente a agência da Copasa, localizada na rua Pedro Francisco de Melo, e disse que ficou assustado com "o péssimo atendimento ofertado à comunidade".

O vereador Gilberto Vianópolis, presente na audiência, sugeriu que a Copasa crie novos mecanismos para agilizar o atendimento aos consumidores e diminuir o tempo de espera nas filas na agência. O parlamentar pediu ainda que as agências móveis da empresa sejam levadas para outras regiões além do Centro. 

A superintendente do Procon municipal, Marilene Torres, informou que, atualmente, o órgão recebe diversas reclamações quanto aos serviços prestados pela Copasa. Ela declarou ainda que a empresa não se furta ao diálogo e que tem contribuído para agilizar o atendimento.

A assessora especial do Procon, Gelle Cassiana Miranda, informou que o órgão recebeu 145 reclamações dos consumidores da Copasa nos últimos 90 dias e que cerca de 70% dessas demandas são resolvidas pelo órgão. Conforme ela, os principais pontos criticados são a demora no atendimento nas agências, a falta de leitura regular do consumo de água nas residências e as multas aplicadas devido à falta da caixa de gordura.

Posicionamento

A gerente de relacionamento com clientes da Copasa, Nadma Aparecida Barbosa, adiantou que a agência em Betim terá novo endereço a partir da próxima segunda-feira (5 de maio). A colaboradora explicou que a agência passará a funcionar na avenida Amazonas, 208, no Centro, e que terá dois novos guichês para atender a população, passando de oito para dez. Ela disse também que haverá agências móveis para ampliar o suporte no atendimento na cidade.