O procurador-geral de Betim, Joab Ribeiro Costa, acompanhado pelo subprocurador-geral do município, Lucas Neves, e pelo secretário municipal de Auditoria e Controle Interno, Thiago Pereira da Silva Flores, integrou a comitiva betinense que participou do 2º Congresso da Advocacia Pública Municipal Sul-Sudeste. O encontro foi realizado entre os dias 28 e 30 de abril, na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte.
Promovido pela Associação dos Procuradores Municipais de Belo Horizonte, o congresso reuniu especialistas e autoridades da área jurídica para discutir temas centrais da administração pública, como Direito Tributário Municipal, Inteligência Artificial e Inovação, Direito Urbanístico e Ambiental, além de Concessões, Licitações e Direito Administrativo.
Para o procurador-geral de Betim, Joab Ribeiro Costa, a troca de experiências entre procuradores de diferentes cidades é um dos pontos altos do evento. “A importância deste evento é que, realmente, essa troca de conhecimento contribui muito para o desenvolvimento das procuradorias. A gente aprende com os colegas de grandes cidades, e eles acabam aprendendo um pouco com a gente também”, afirmou.
Ele destacou, ainda, o debate sobre o uso da inteligência artificial na advocacia pública, tema cada vez mais presente no setor. Entre os momentos marcantes da programação, Joab ressaltou a palestra magna proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia. “Ele fez um panorama histórico de todo o desenvolvimento da administração pública no Brasil, desde a Constituição de 1988 até hoje. Foi uma palestra enriquecedora”, completou.
O encerramento do congresso contou com uma programação cultural realizada no Instituto Inhotim, em Brumadinho, nesta quarta-feira (30).