FORMAÇÃO

Comitiva betinense participa de congresso sobre advocacia pública em Belo Horizonte

Procurador-geral Joab Ribeiro Costa foi um dos representantes da cidade presentes ao evento que debateu os desafios da advocacia pública municipal no Brasil

Por Marcio Antunes

Publicado em 30 de abril de 2025 | 18:28

 
 
Ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia, foi um dos destaques do evento, na opinião de Joab Ribeiro Ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia, foi um dos destaques do evento, na opinião de Joab Ribeiro Foto: Arquivo pessoal

O procurador-geral de Betim, Joab Ribeiro Costa, acompanhado pelo subprocurador-geral do município, Lucas Neves, e pelo secretário municipal de Auditoria e Controle Interno, Thiago Pereira da Silva Flores, integrou a comitiva betinense que participou do 2º Congresso da Advocacia Pública Municipal Sul-Sudeste. O encontro foi realizado entre os dias 28 e 30 de abril, na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte.

Promovido pela Associação dos Procuradores Municipais de Belo Horizonte, o congresso reuniu especialistas e autoridades da área jurídica para discutir temas centrais da administração pública, como Direito Tributário Municipal, Inteligência Artificial e Inovação, Direito Urbanístico e Ambiental, além de Concessões, Licitações e Direito Administrativo.

Para o procurador-geral de Betim, Joab Ribeiro Costa, a troca de experiências entre procuradores de diferentes cidades é um dos pontos altos do evento. “A importância deste evento é que, realmente, essa troca de conhecimento contribui muito para o desenvolvimento das procuradorias. A gente aprende com os colegas de grandes cidades, e eles acabam aprendendo um pouco com a gente também”, afirmou.

Ele destacou, ainda, o debate sobre o uso da inteligência artificial na advocacia pública, tema cada vez mais presente no setor. Entre os momentos marcantes da programação, Joab ressaltou a palestra magna proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia. “Ele fez um panorama histórico de todo o desenvolvimento da administração pública no Brasil, desde a Constituição de 1988 até hoje. Foi uma palestra enriquecedora”, completou.

O encerramento do congresso contou com uma programação cultural realizada no Instituto Inhotim, em Brumadinho, nesta quarta-feira (30).