GESTÃO MUNICIPAL

Prefeito de Betim faz balanço do início de seu governo: 'mais de 100 ações nos 100 primeiros dias'

Nesta quinta (10 de abril), quando Heron Guimarães completa 100 dias como prefeito, atual administração destaca avanços com medidas inovadoras em áreas estratégicas

Por O TEMPO

Publicado em 10 de abril de 2025 | 00:22

 
 
Heron Guimarães concedeu entrevista exclusiva ao O Tempo Betim nesta semana Heron Guimarães concedeu entrevista exclusiva ao O Tempo Betim nesta semana Foto: Vladmir Araújo/Divulgação

A atual gestão de Betim, liderada pelo prefeito Heron Guimarães (União Brasil), completa 100 dias nesta quinta-feira (10 de abril). E, um balanço apresentado pela administração municipal, foram mais de 100 ações implementadas e/ou iniciadas nesse período, com avanços em áreas estratégicas, como saúde, educação, segurança e mobilidade.   

Um governo que prometeu ser de continuidade - Heron foi apoiado pelo ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido) - destaca-se por, mais do que seguir com projetos e obras da antiga gestão, adotar medidas inovadoras, como a entrega de uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino e a implementação de uma nova disciplina na grade escolar: “Caminhos para a Igualdade: Africanidades e Povos Originários na Educação de Betim”.

Na mobilidade urbana, a ação pioneira é o Corredor Azul, que vai implantar um novo padrão de sinalização viária nos principais corredores da cidade, que terão pistas exclusivas para motocicletas, bicletas e pedestres. Um projeto-piloto já foi iniciado há alguns dias na avenida Edmeia Matos Lazzarotti. A ação, segundo a administração municipal, é um dos pontapés para o Plano Municipal de Mobilidade, que abrange soluções em curto, médio e longo prazos, com medidas que prometem promover uma reestruturação completa do sistema viário.

Na área da segurança pública, a atual gestão apresenta, nesta sexta (11 de abril) uma solução para o prédio que abrigou por muitos anos a antiga UAI Sete, na avenida Bandeirantes, e já foi alvo de muitas críticas: o imóvel, de propriedade do Estado, vai receber o Centro Integrado de Segurança Pública Sete de Setembro, o Cisp Sete, reunindo no espaço a estrutura da Guarda Municipal, parte do efetivo e o canil da corporação municipal. Outra novidade na segurança, já lançada pela prefeitura, é o Botão do Pânico, um aplicativo que oferece mais proteção a mulheres em situação de violência doméstica.   

Na saúde, a administração atual destaca melhorias e ampliações na capacidade de atendimento aos usuários com as convocações de profissionais aprovados no concurso público edital 01/2024. Segundo a prefeitura, 1.077 trabalhadores tomaram posse de seus cargos e 1.060 já estão em atividade nos equipamentos do município, reforçando o atendimento em todas as regionais.

Outra iniciativa implementada nesses 100 primeiros dias envolve mudança de gestão nas UPAs Norte e Alterosas, ampliando a capacidade de acolhimento, além de mutirões de exames para mulheres, novo fluxo de medicamentos e a alta programada no Hospital Regional. 

Um balanço divulgado pela prefeitura também cita a reestruturação dos serviços de oncologia, com melhorias e ampliamento no atendimento a pacientes com câncer, e a inauguração da unidade de nefrologia, ampliando também o acesso ao tratamento de hemodiálise na rede pública municipal. "A ampliação de exames especializados é outro ponto que merece atenção. Procedimentos como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, angiotomografias e angiorressonâncias, além de exames auditivos e urológicos, dentre outros, agora estão disponíveis para atender a mais de 4.000 pacientes que aguardavam por esses procedimentos", informa a administração municipal.  

Para Heron Guimarães, o que foi feito nesses 100 primeiros dias e outras medidas que estão sendo adotadas já deixam "marcas de um novo tempo". “Com foco, seriedade e diálogo, estamos começando a colocar em prática um projeto que olha para as pessoas e investe no futuro", ressalta o prefeito. "É um desafio enorme escolher quais delas priorizar na hora de prestar contas à população, porque cada uma carrega seu valor, seu impacto, sua urgência. Desde as grandes obras até os pequenos gestos, tudo foi planejado com um único propósito: cuidar das pessoas e transformar Betim em uma cidade cada vez melhor para viver”, completa Heron Guimarães.

A reportagem fez uma entrevista exclusiva com o prefeito sobre as ações dos 100 primeiros dias de governo, desafios e os próximos passos. O conteúdo será divulgado nos próximos dias.