A atual gestão de Betim, liderada pelo prefeito Heron Guimarães (União Brasil), completa 100 dias nesta quinta-feira (10 de abril). E, um balanço apresentado pela administração municipal, foram mais de 100 ações implementadas e/ou iniciadas nesse período, com avanços em áreas estratégicas, como saúde, educação, segurança e mobilidade.
Um governo que prometeu ser de continuidade - Heron foi apoiado pelo ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido) - destaca-se por, mais do que seguir com projetos e obras da antiga gestão, adotar medidas inovadoras, como a entrega de uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino e a implementação de uma nova disciplina na grade escolar: “Caminhos para a Igualdade: Africanidades e Povos Originários na Educação de Betim”.
Na mobilidade urbana, a ação pioneira é o Corredor Azul, que vai implantar um novo padrão de sinalização viária nos principais corredores da cidade, que terão pistas exclusivas para motocicletas, bicletas e pedestres. Um projeto-piloto já foi iniciado há alguns dias na avenida Edmeia Matos Lazzarotti. A ação, segundo a administração municipal, é um dos pontapés para o Plano Municipal de Mobilidade, que abrange soluções em curto, médio e longo prazos, com medidas que prometem promover uma reestruturação completa do sistema viário.
Na área da segurança pública, a atual gestão apresenta, nesta sexta (11 de abril) uma solução para o prédio que abrigou por muitos anos a antiga UAI Sete, na avenida Bandeirantes, e já foi alvo de muitas críticas: o imóvel, de propriedade do Estado, vai receber o Centro Integrado de Segurança Pública Sete de Setembro, o Cisp Sete, reunindo no espaço a estrutura da Guarda Municipal, parte do efetivo e o canil da corporação municipal. Outra novidade na segurança, já lançada pela prefeitura, é o Botão do Pânico, um aplicativo que oferece mais proteção a mulheres em situação de violência doméstica.
Na saúde, a administração atual destaca melhorias e ampliações na capacidade de atendimento aos usuários com as convocações de profissionais aprovados no concurso público edital 01/2024. Segundo a prefeitura, 1.077 trabalhadores tomaram posse de seus cargos e 1.060 já estão em atividade nos equipamentos do município, reforçando o atendimento em todas as regionais.
Outra iniciativa implementada nesses 100 primeiros dias envolve mudança de gestão nas UPAs Norte e Alterosas, ampliando a capacidade de acolhimento, além de mutirões de exames para mulheres, novo fluxo de medicamentos e a alta programada no Hospital Regional.
Um balanço divulgado pela prefeitura também cita a reestruturação dos serviços de oncologia, com melhorias e ampliamento no atendimento a pacientes com câncer, e a inauguração da unidade de nefrologia, ampliando também o acesso ao tratamento de hemodiálise na rede pública municipal. "A ampliação de exames especializados é outro ponto que merece atenção. Procedimentos como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, angiotomografias e angiorressonâncias, além de exames auditivos e urológicos, dentre outros, agora estão disponíveis para atender a mais de 4.000 pacientes que aguardavam por esses procedimentos", informa a administração municipal.
Para Heron Guimarães, o que foi feito nesses 100 primeiros dias e outras medidas que estão sendo adotadas já deixam "marcas de um novo tempo". “Com foco, seriedade e diálogo, estamos começando a colocar em prática um projeto que olha para as pessoas e investe no futuro", ressalta o prefeito. "É um desafio enorme escolher quais delas priorizar na hora de prestar contas à população, porque cada uma carrega seu valor, seu impacto, sua urgência. Desde as grandes obras até os pequenos gestos, tudo foi planejado com um único propósito: cuidar das pessoas e transformar Betim em uma cidade cada vez melhor para viver”, completa Heron Guimarães.
A reportagem fez uma entrevista exclusiva com o prefeito sobre as ações dos 100 primeiros dias de governo, desafios e os próximos passos. O conteúdo será divulgado nos próximos dias.