CÂMARA MUNICIPAL

Audiência pública vai discutir atuação da Viação Santa Edwiges em Betim

Segundo Ivanildo Petrovale, debate, nesta quarta, se fez necessário diante das reclamações de usuários sobre o serviço de transporte prestado pela empresa

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 20 de maio de 2025 | 17:38
 
 
Ivanildo Petrovale, autor do pedido da audiência, que será realizada na Câmara, nesta quarta (21)

Reclamações dos usuários do transporte público municipal sobre a constante falta de ônibus aos domingos e aos feriados, os atrasos recorrentes nos horários e a má conservação dos veículos utilizados no transporte coletivo convencional de Betim serão debatidas em audiência pública na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (21 de maio). O encontro vai acontecer às 14h, no plenário do Legislativo. 

O vereador Ivanildo Petrovale (Cidadania), que solicitou a realização da audiência, afirmou que o objetivo principal é cobrar esclarecimentos da empresa Viação Santa Edwiges, responsável por operar linhas convencionais no município. Segundo o parlamentar, a iniciativa busca dar voz à população que, acrescentou ele, "enfrenta sérios problemas com a qualidade e disponibilidade dos serviços prestados pela concessionária".

“Devido à grande cobrança dos usuários do transporte municipal de Betim, os mesmos reclamam da falta de horários e de carros de melhor qualidade para atendê-los. Em dias de domingo e feriados, praticamente não há ônibus circulando em Betim”, afirmou Ivanildo Petrovale.

Em sua justificativa oficial ao requerimento para a realização da audiência, o vereador destacou ainda que trabalhadores que utilizam o transporte público convencional na cidade têm perdido seus empregos pela falta de ônibus nos horários adequados e que a situação também impacta diretamente o acesso à saúde pública, com consultas médicas sendo perdidas por falta de condução. “Precisamos trazer esclarecimento sobre a atuação da empresa na cidade de Betim”, frisou o parlamentar.

Além da Santa Edwiges, foram convidados para audiência representantes do Executivo municipal, do Ministério Público de Minas Gerais e de lideranças comunitárias. O debate será aberto ao público e também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube.