2º CICLO DE MUDANÇAS

Prefeito de Betim anuncia novos nomes após reestruturação na prefeitura

Três pilares sustentam a reforma administrativa: inovação, desburocratização e transparência

Por O TEMPO

Publicado em 13 de junho de 2025 | 09:00

 
 
Criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano é uma das novidades Criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano é uma das novidades Foto: Divulgação

Pela segunda semana consecutiva, o prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), anunciou nomes que vão compor sua equipe de secretários após a aprovação pelos vereadores da reforma administrativa. Segundo o Executivo municipal, a nova estrutura organizacional tem como pilares a transparência, a inovação e a desburocratização dos serviços públicos. A previsão é que outras nomeações sejam anunciadas nos próximos dias. 

Com a reestruturação, a Secretaria Adjunta de Fazenda foi elevada a Secretaria Municipal de Fazenda e será comandada pelo então superintendente de Receitas, Flávio Fonseca, no lugar de Walmir do Prado.

Já a antiga Superintendência de Receitas passou a ser Secretaria Adjunta de Receitas e terá à frente o advogado Pedro Henrique Silva Morais. Segundo a prefeitura, Morais, que já atuou como presidente do Conselho Municipal de Contribuintes, terá a missão de fortalecer a arrecadação municipal e otimizar a gestão tributária da cidade.

Walmir do Prado, então secretário adjunto de Fazenda, agora assume a Diretoria Financeira da Empresa de Construções, Obras e Serviços (Ecos), pasta que, com as mudanças da reforma administrativa, concentrará as ações em zeladoria urbana, o que inclui serviços de limpeza, manutenção viária, capina, iluminação e coleta de resíduos.

A recém-denominada Secretaria de Desenvolvimento Urbano, antes Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação, é uma das grandes inovações da reforma. A pasta continuará sendo de responsabilidade da engenheira Bárbara Gomes. No entanto, agora, terá como braços as secretarias adjuntas de Obras e Serviços; de Habitação e Regularização Fundiária; e de Planejamento Urbanístico, que tem como assessor especial convidado o ex-prefeito Vittorio Medioli.

A Secretaria Adjunta de Habitação e Regularização Fundiária será chefiada pela advogada Adeniane Sousa, que é pós-graduada em direito público e coordenou a Divisão de Habitação do município entre 2020 e 2024. Adeniane ficará à frente do novo plano habitacional e da política de regularização fundiária da cidade, uma vez que, de acordo com a atual gestão, promover inclusão e justiça social é uma das principais prioridades. Os nomes de quem vai comandar os outros dois braços do Desenvolvimento Urbano serão anunciados em breve, informou a prefeitura.

Na área da mobilidade, Vladimir Macedo, que atuava como diretor de Transportes e Trânsito da Ecos, assume a nova Secretaria de Mobilidade Urbana. Ele é engenheiro civil e tem especialização em trânsito e gestão pública. Após a reforma administrativa, a pasta foi totalmente desvinculada da Ecos e será responsável agora por planejar e coordenar, de forma integrada, o trânsito e o transporte público, visando agilidade, inovação e segurança viária, conforme determina o Ministério das Cidades.

A Secretaria Adjunta de Planejamento, pasta vinculada à Secretaria de Gestão e Finanças, será comandada pelo engenheiro Uedson Vieira de Castro. Pós-graduado em gestão pública, ele reforçará a atuação do município em planejamento de médio e longo prazos no que se refere ao Orçamento municipal.

A Superintendência de Convênios e Parcerias foi elevada a secretaria adjunta. A pasta continuará sendo de responsabilidade da advogada Laura Martins, que segue com a incumbência de formular, celebrar e acompanhar os convênios e as parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e demais instituições do terceiro setor. Segundo o Executivo, o objetivo da secretaria é fortalecer a transparência e o controle institucional das parcerias.