A Câmara Municipal de Betim aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 100/2025, que propõe o pagamento de tarifas do transporte público municipal por Pix e QR Code. A votação ocorreu na reunião ordinária da última terça-feira (15/7) e teve 13 votos favoráveis. A proposta ainda precisa passar pela redação final e ser sancionada pelo prefeito Heron Guimarães (União Brasil) para entrar em vigor.
De autoria do vereador Toninho da Farmácia (PL), o projeto permite que usuários de ônibus e vans possam pagar suas tarifas usando o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, disponível 24 horas por dia. O objetivo, segundo ele, é ampliar as formas de pagamento e facilitar o acesso ao transporte urbano na cidade.
O projeto determina que as concessionárias instalem avisos informativos dentro dos veículos e nos terminais sobre a nova modalidade de pagamento. O Poder Executivo será responsável por definir os critérios técnicos e financeiros para a implementação e poderá estabelecer parcerias com entidades públicas ou privadas para viabilizar o sistema.
Para o autor, a iniciativa representa uma modernização no transporte público de Betim. “A adoção do Pix como modalidade de pagamento representa um avanço tecnológico e uma resposta direta às necessidades contemporâneas dos usuários, conferindo mais praticidade, agilidade, segurança e inclusão digital, especialmente para aqueles que não utilizam cartões de transporte ou não possuem acesso a contas bancárias tradicionais”, afirmou Toninho da Farmácia.
Ele também destacou que a iniciativa pode reduzir filas, contato físico e circulação de dinheiro em espécie, trazendo benefícios para a segurança pública e a saúde coletiva.
Sobre os custos de implementação, o vereador afirmou que "certamente o Executivo encontrará o melhor caminho para implementar esse avanço em Betim".