SAÚDE

Câmara vai debater possível terceirização do Samu em Betim

Audiência pública está marcada para quinta (10/7), às 18h, no plenário do Legislativo municipal

Por Lisley Alvarenga


Publicado em 08 de julho de 2025 | 17:28
 
 
A rede de urgência e emergência do SUS Betim conta com cinco ambulâncias do Samu, sendo três USBs e duas USAs

A Câmara Municipal de Betim vai realizar, nesta quinta-feira (10/7), uma audiência pública para debater sobre a possibilidade da terceirização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Betim.

O debate está marcado para ocorrer a partir das 18h, no plenário do Legislativo municipal, situado na Praça Tiradentes, 48, no Centro de Betim, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Casa.

Embora não seja contra a terceirização do serviço, o vereador que solicitou a audiência, Claudinho (PSB), explicou que quer das autoridades esclarecimentos se o atendimento não será prejudicado após a mudança.

"Queremos saber se os funcionários efetivos do Samu serão absorvidos, saber como vai acontecer esta terceirização, se Betim vai aderir aos consórcios que já existem espalhados pelo Brasil. Precisamos que o Executivo explique qual o custo desta terceirização, saber se a mudança é vantajosa e quais são essas vantagens", salientou o parlamentar.

Saiba mais

Atualmente, a rede de urgência e emergência do SUS Betim conta com cinco ambulâncias do Samu, sendo três Unidades de Suporte Básico (USBs) e duas Unidades de Suporte Avançado (USAs). 

Das cinco unidades, três USBs e uma USA são habilitadas pelo Ministério da Saúde, ou seja, recebem cofinanciamento do governo federal.

Já a outra USA é mantida exclusivamente com recursos do município, o que garante a ampliação da cobertura do atendimento, mesmo sem o custeio federal.

O Samu pode ser acionado pelo telefone 192 em casos de acidentes de trânsito, trabalhos de parto, tentativas de suicídio, crise hipertensiva e cardiorrespiratória, choques elétricos, acidentes com produtos perigosos, intoxicações, queimaduras, inconsciência de vítimas de quedas, ou outros casos graves.