LEGISLATIVO

Lei institui o Dia Municipal do Movimento Legendários em Betim

Data será celebrada anualmente em 18 de julho e visa valorizar atuação do movimento cristão na cidade

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 19 de agosto de 2025 | 14:35

 
 
Movimento é voltado exclusivamente para homens cristãos e promove atividades físicas intensas ao ar livre com a promessa de ajudar seus adeptos a “encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial” Movimento é voltado exclusivamente para homens cristãos e promove atividades físicas intensas ao ar livre com a promessa de ajudar seus adeptos a “encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial” Foto: Legendários/Divulgação

Uma lei que institui o Dia Municipal do Movimento Legendários em Betim entrou em vigor na cidade desde o último dia 12 de agosto, data em que a matéria foi publicada no "Órgão Oficial do Município". A nova data será comemorada todos os anos em 18 de julho e passa a integrar o calendário oficial do município.

De autoria do vereador Carlin Amigão (MDB), a Lei nº 7.880/2025, aprovada pelos parlamentares na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Heron Guimarães (União Brasil), tem como objetivo reconhecer a relevância social, cultural e comunitária do Movimento Legendários na cidade. “Celebrar com um dia específico o movimento Legendários Betim se justifica pelo fato de que esse movimento está cada dia maior na cidade”, afirmou.

Embora não ter havido consulta prévia direta às lideranças do movimento antes da elaboração da nova lei, Carlin afirmou acreditar que a medida não deve gerar resistência. “A data foi proposta para celebração de um movimento de suma importância. Contudo, não creio que possa haver problemas quanto a isso”, declarou o parlamentar aos ressaltar que, até o momento, não há programação oficial definida para as comemorações da nova data, nem parcerias anunciadas entre o poder público e o movimento ou outras entidades culturais. 

Sobre o movimento

Surgido na Guatemala, em 2015, com o pastor Chepe Putzu, o Movimento Legendários chegou ao Brasil em 2018 e, em 2022, começou sua atuação em Betim. 

A imersão espiritual, voltada exclusivamente para homens cristãos, promove atividades físicas intensas ao ar livre com a promessa de ajudar seus adeptos a “encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial”. 

O movimento tem cerca de 52 mil participantes em 13 países. No Brasil, há pouco mais de 10 mil membros, conforme o site do grupo. 

Para subir a montanha, cada legendário paga cerca de R$ 1.500. Os participantes ficam incomunicáveis. Eles se identificam como cristãos e podem ser de igrejas diferentes.