Foi assinado, nesta segunda-feira (4), o termo de cooperação entre o município de Betim e o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) para a ampliação da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal na cidade.
O espaço foi inaugurado em julho do ano passado, na gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido), quando Betim passou a integrar a jurisdição da subseção judiciária de Belo Horizonte, ampliando o acesso dos cidadãos aos juizados especiais federais. Então, serviços que antes exigiam o deslocamento da população até a capital mineira hoje são ofertados no município.
Entre os serviços oferecidos estão perícias médicas para benefícios previdenciários, instrução e julgamento de processos envolvendo litígios com entes federais, atermações e emissão de certidões.
Na época, para viabilizar essa iniciativa, a prefeitura intermediou a cessão de espaço apropriado e disponibilizou recursos administrativos e servidores municipais.
Agora, segundo o Executivo, a unidade passará por melhorias estruturais, mas as obras não foram detalhadas. A solenidade que marcará a inauguração da reforma do espaço está marcada para o dia 1º de setembro.
A unidade funciona dentro do Monte Carmo Shopping, de segunda a sexta, das 12h às 18h.