A Ocupação Dom Tomás Balduíno, localizada no bairro São João, em Betim, deve receber, nesta sexta-feira (12/9), a visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo da comitiva é averiguar as condições de acesso à água, luz e esgotamento sanitário dos moradores. A inspeção, solicitada pela presidente da comissão, a deputada Bella Gonçalves (PSOL), está marcada para acontecer às 10h.
Segundo a deputada, a Ocupação Dom Tomás Balduíno é um dos territórios periféricos do município, que surgiu da luta de muitos anos pelo direito à moradia digna para famílias de baixa renda. A deputada afirmou que a comunidade ainda carece de infraestrutura básica, em especial atendimento dos serviços da Copasa, da Cemig e de urbanização por parte da Prefeitura de Betim.
Os presidentes da Copasa, Fernando Passalio de Avelar, e da Cemig, e Reynaldo Passanezi Filho; a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano de Betim, Bárbara Guimarães Gomes; e a adjunta de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura, Adeniane Costa de Sousa foram convidadas para participar da inspeção.
A promotora de Defesa dos Direitos Humanos, Igualdade Racial, Apoio Comunitário e Fiscalização das Atividades Policiais, Cláudia do Amaral Xavier, e o coordenador da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais de Minas Gerais, Aylton Rodrigues Magalhães, também foram convidados para participar da visita.