Políticas públicas e estratégias para o enfrentamento dos desafios emocionais vivenciados por alunos e profissionais da educação, sobretudo diante do excesso do uso das redes sociais, serão discutidas em audiência pública, na sexta-feira (26/9), na Câmara Municipal de Betim. O debate está marcado para às 14h, no plenário da Casa, e ocorre durante a campanha Setembro Amarela, meses de prevenção à automutilação, à depressão e ao suicídio. O evento é aberto ao público.
Segundo o vereador Toninho da Farmácia (PL), autor do pedido de audiência, a proposta é ouvir diferentes vozes, identificar demandas urgentes e propor ações concretas que contribuam para a promoção do bem-estar psicológico nas unidades escolares do município.
“A saúde mental nas escolas deixou de ser uma preocupação secundária. O aumento dos casos de ansiedade, depressão, e outras questões emocionais entre professores, crianças e adolescentes, inclusive relacionadas ao uso excessivo das redes sociais, nos exige uma resposta imediata, séria e coletiva. Esta audiência é um passo importante para construir soluções com diálogo, escuta e responsabilidade social”, ressalta Toninho.
Ainda conforme o parlamentar, durante a audiência, também serão apresentadas experiências de acolhimento psicológico no ambiente escolar, encaminhamentos, além de dados sobre o impacto das questões emocionais relacionados aos trabalhadores da educação e no rendimento e na permanência dos alunos nas escolas.