Tiago Santana (PCdoB), Carlin Amigão (MDB), Professor Xeréu (PL) e Alexandre da Paz (MDB) seriam nomes cotados à presidência
Foto: Brandon Santos
Tiago Santana (PCdoB), Carlin Amigão (MDB), Professor Xeréu (PL) e Alexandre da Paz (MDB) seriam nomes cotados à presidência
Foto: Brandon Santos
Em meio ao recesso da Câmara de Betim para as sessões ordinárias, uma intensa articulação já estaria sendo feita nos bastidores da política municipal com vistas à formação da nova mesa diretora da Casa, para o biênio 2027-2028.
Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, ao menos quatro nomes surgiram, nos últimos dias, como prováveis candidatos a assumir o posto de presidente do Legislativo no lugar de Léo Contador (Cidadania), que não poderá se reeleger.
Um dos nomes fortes seria o do líder de governo, o vereador Tiago Santana (PCdoB), que teria o apoio de uma quantidade expressiva dos colegas da Casa. Tiago está em seu quarto mandato.
Carlin Amigão (MDB), que estaria sendo apoiado por Klebinho Rezende (Avante), Gregório Silva (Solidariedade) e Dudu Braga (PV), é outro parlamentar citado pela fonte como provável candidato. Ele também está no quarto mandato.
O vice-líder de governo, que exerce seu segundo mandato como legislador, o Professor Alexandre Xeréu (PL), também estaria na disputa.
O outro nome ventilado nos bastidores é o de Alexandre da Paz (MDB) – filho do ex-vereador Marcão Universal, falecido em 2024. Apesar de estar em seu primeiro mandato, Alexandre herdou o capital político do pai e possui um perfil considerado mais conciliador.
De acordo com uma fonte, o nome do vereador Alexandre da Paz (MDB) – filho do ex-vereador Marcão Universal, falecido em 2024 –, apesar de estar em seu primeiro mandato, teria surgido nos bastidores devido ao seu perfil mais conciliador.
O que dizem os vereadores
Em entrevista, nesta semana, à reportagem de O TEMPO Betim, Tiago Santana confirmou que seu nome vem sendo cogitado e agradeceu o apoio que está recebendo. “Tenho uma relação de muito respeito dentro da Casa e também com o Executivo. A experiência de compor a mesa por duas vezes e o fato de ter sido líder de governo na gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido) e na atual administração são características que eu acredito que contribuem para a indicação do meu nome, mas a decisão é de competência do conjunto da Câmara”, afirmou.
Carlin Amigão confirmou seu nome na disputa. Ele atribuiu a indicação “à lealdade ao grupo político e à experiência como legislador, além da capacidade de condução”. Carlin exerce seu quarto mandato na Câmara.
Professor Xeréu, vice-líder do governo, também colocou seu nome à disposição “se for de interesse dos colegas e do grupo político”. “Tenho perfil técnico e boa tramitação na Casa. E me considero preparado, até pela experiência como procurador das Câmaras de Betim e de Contagem. Mas deve haver consenso”, frisou.
Alexandre da Paz também se colocou à disposição para assumir a presidência da próxima mesa diretora: “Faço parte de um grupo político consolidado dentro da Câmara e alinhado com o governo. Sempre estarei preparado e disposto a ajudar.