O Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo funciona no prédio que foi sede da primeira escola estadual de Betim, a Conselheiro Afonso Pena, construída em 1910, e, posteriormente, do Colégio Comercial Betinense, na década de 1960. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1998 e transformado em museu em 2002, durante o governo de Carlaile Pedrosa.
O local preserva os traços originais, sendo uma referência histórica e cultural da cidade, onde hoje estão organizados quase três séculos de história. O acervo possui mais de 240 peças, doadas por moradores de Betim. Uma das mais importantes é a cópia da Carta de Sesmaria, concedida a Joseph Rodrigues Betim em 1711, legando a ele o direito de explorar estas terras. Dentre outras peças, também há moedas e jornais antigos, um rico acervo fotográfico e relíquias.
Além de receber visitas de estudantes, o museu serve também como palco para eventos culturais, como lançamentos de livros, exposições de artistas plásticos e apresentações teatrais e musicais.
Endereço: avenida Governador Valadares, 115, Centro
Telefone: 31 3532-9124
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h