Betim

Obra do viaduto do Jacintão é finalizada e fluxo de veículos já está liberado

Cerimônia de entrega aconteceu neste sábado (3), com carreata de veículos antigos

Publicado em 03 de outubro de 2020 | 20:05

 
 
normal

Esperada há quase 40 anos pelos betinenses, a obra de extensão do Viaduto Jacinto Couto Silva, conhecido como Viaduto do Jacintão, foi concluída e entregue pela Prefeitura de Betim neste sábado (3).  

O viaduto interligará o centro à regional Norte e, assim, facilitará o acesso direto da avenida das Américas a Teotônio Parreira Coelho, beneficiando diretamente 20 bairros.

Uma breve cerimônia marcou a entrega, que contou com a presença de autoridades do município, dentre elas o procurador geral, Bruno Cypriano. "É a obra mais icônica e mais simbólica deste mandato. Representa exatamente uma ponte entre um passado obscuro - foram 38 anos de obra parada, com um viaduto que ligava nada a lugar nenhum - e um futuro mais virtuoso, com mais transparência e respeito aos recursos públicos, que foi a tônica deste mandato", afirmou..

De acordo com contrato inicial, R$ 6,9 milhões em recursos do município foram investidos nesta etapa do elevado, construído, em apenas um ano, sobre a avenida Marco Túlio Isaac, uma das vias de maior fluxo de veículos de Betim.

Além de facilitar o acesso a essas regiões, a obra vai reduzir o tráfego intenso de veículos que existe atualmente na avenida Marco Túlio e na praça do Encontro

"É uma honra pode entregar essa, que é uma grande obra de mobilidade. Toda a equipe trabalhou com muito empenho para garantir também a segurança dos cidadãos que passarão por aqui a partir de hoje. Essa obra vai contribuir para o progresso de Betim, e foi realizada com muita responsabilidade com o dinheiro público", ressaltou a presidente da Ecos, Marinésia Dias da Costa Makatsuru.

Após o corte  do laço inaugural, uma carreata com carros antigos saiu do viaduto em direção à Praça Milton Campos e, a partir das 18h, o trânsito no local foi liberado para todos os motoristas que passam pela região.

O comerciante Flávio Alves Gomes disse que os benefícios serão muitos." Sou comerciante, minha loja foi fundada nessa avenida há 39 anos, é uma obra muito esperada. Além do viaduto, foi feito todo um recapeamento na região e estamoscom muita expectativa, porque vai melhorar o fluxo, valorizar a avenida e mudar a vida das pessoas que circulam por aqui. É um sonho realizado para as empresas da avenida das Américas", afirmou.

Outro empresário da região que também esteve presente na cerimônia foi Pedrinho Lara, que ressaltou que toda a população será beneficiada com a fluidez do trânsito. "Passo nessa região pelo menos quatro vezes por dia, sempre com muito atraso, devido o trem que parava no centro ou muitos carros rodando. Essa obra vai melhorar demais o fluxo. Estou muito satisfeito em poder vivenciar essa entrega, porque já não achava que eu fosse estar vivo para ver o viaduto pronto", pontuou.

Além dos ganhos com mobilidade, Benedito Bento de Oliveira se emocionou com a conclusão da obra. "No início da primeira parte da construção do viaduto, há 41 anos, eu liberei para a prefeitura esse terreno, que era de propriedade do meu pai. E fico satisfeito em voltar hoje para celebrar a entrega dessa obra. Meu pai não está mais aqui, mas como representante da família, posso dizer que é uma satisfação muito grande", disse.

Com Lisley Alvarenga