Investimento

CD da Amazon em Betim já entrou em funcionamento

Gigante norte-americana investiu R$ 120 milhões em centro de distribuição na Via Expressa

Publicado em 12 de novembro de 2020 | 20:45

 
 

Betim foi escolhida para receber um dos três novos centros de distribuição (CD) que a multinacional norte-americana Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, abriu no Brasil. Localizado em uma região estratégica, entre a avenida Marco Túlio Isaac e a Via Expressa, o empreendimento em Betim já está em funcionamento e se prepara para realizar a entrega de mercadorias para o Black Friday. 

Segundo o diretor de operações da Amazon no Brasil, Ricardo Pagani, a empresa não divulga valores de investimento, mas, de acordo com o governo de Minas, teria sido feito um aporte de R$ 120 milhões. 
O diretor destacou que Betim foi escolhida pela sua localização estratégica, e que o CD instalado na cidade terá todos os produtos que a multinacional comercializa no país, que englobam diversos segmentos. 

“O CD de Betim não vai servir para a distribuição de produtos só para Minas Gerais, mas para o país inteiro. O posicionamento desse CD proporcionará um acesso, uma entrega mais rápida para os nossos clientes do Sudeste e do Centro-Oeste. Foi essa posição estratégica de Betim, próxima dos grandes centros e com uma importante malha logística, que fez com que escolhêssemos a cidade”, afirmou Pagani. 

Ainda de acordo com o diretor, a empresa fez um contrato de leasing de longo prazo para se instalar no local, onde já funcionou o Walmart, e adiantou que o CD tem capacidade de expansão. “Queremos,com o tempo, aumentar a nossa velocidade de entrega, melhorando a experiência do cliente. E, para isso, sempre estamos avaliando pontos no Brasil que possam aumentar essa velocidade”, ressaltou sobre a expansão dos negócios. 

No total, foram gerados 1.500 empregos nos três centros de distribuição abertos recentemente pela multinacional, que incluem as cidades de Santa Maria (DF) e Nova Santa Rita (RS). Pagani disse que não pode informar especificamente o número de empregos diretos gerados na cidade, mas ressaltou que a maioria dos contratados é de pessoas de Betim e que a unidade já está seguindo os protocolos de biossegurança contra Covid-19. Estima-se que tenham sido gerados cerca de 300 postos de trabalho no CD de Betim. 

“No site da Amazon (amazon.com.br/jobs), temos as oportunidades de emprego disponíveis para todas nossas unidades do país”, completou. 

O prefeito Vittorio Medioli destacou a importância da vinda da empresa. “A Amazon chega em um momento extremamente positivo para Betim e para Minas Gerais. Conseguimos, em três anos e meio de governo, ampliar o complexo viário da cidade, garantindo, com eficiência, as operações de logística dentro do município, e também suas conexões para outras cidades e outros Estados”.

Para Medioli, a exemplo de inúmeras outras empresas, a norte-americana “percebeu que a cidade agora oferece as melhores condições para seu negócio”. 

O governador Romeu Zema concorda. “Esse tipo de comércio é o que mais tem crescido e representa o futuro. Então, fico muito satisfeito”. 

Investimentos 
De acordo com a prefeitura, Betim tem 87 novos empreendimentos em obras, além de outros 111 pedidos em análise. O município, segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bambirra, tem diversificado a economia e possibilitado a atração de novas empresas, que geram empregos e receitas. 

“Ter uma empresa como a Amazon, por exemplo, dá ainda mais visibilidade para Betim atrair novos investimentos, inclusive internacionais, diversificando a economia. A expansão do Distrito Industrial do Bandeirinhas terá 63 novas empresas que atuam em diversos setores, do ramo alimentício ao industrial. O município também abrirá, no próximo ano, um novo distrito industrial, às margens da BR–262, com mais de 600 mil m², sendo 200 mil m² para edificação de indústrias”, disse Bambirra. 

(com Alex Bessas)