Respeito às diferenças

Jornada da Diversidade quer sensibilizar betinenses sobre a luta LGBT

Programação especial, com regras de biossegurança devido à pandemia, vai debater pautas da comunidade LGBTQIA+

Publicado em 30 de novembro de 2020 | 17:26

 
 
normal

Uma programação dedicada a sensibilizar a população com relação ao respeito às diferenças tomará conta de Betim, na região metropolitana, nesta semana. A 1ª Jornada da Diversidade LGBTQIA+ trará discussões sobre direitos, empreendedorismo, saúde e bem-estar, nesta terça-feira (1º) e no próximo sábado (5). A realização é do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (COMLGBTI), com o apoio da Prefeitura de Betim e de empresários locais.
 
O foco é atingir o público formados por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queers, intersexuais, assexuais, dentre outros (LGBTQIA+) e toda a sociedade. A programação foi pensada para trazer um olhar acerca das pautas mais recentes e urgentes da comunidade. "Somos e estamos espalhados por toda a sociedade. Mais do que justo que, agora, possamos nos reunir e debater nossas demandas de igual para igual com a sociedade", reforça o jornalista Márcio Antunes, membro do COMLGBTI.
 
A programação incluirá blitz educativa de prevenção ao HIV/Aids e as demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), nesta terça-feira (1)º, às 17h, na Praça do Encontro, com a presença da Banda Nossa Senhora do Carmo. Com o tema "O Vírus não tem cara", o objetivo da organização é desconstruir a ideia de que o vírus HIV escolhe quem ele contamina.  
 
No sábado (5), das 10h às 12h, em transmissão ao vivo nos perfis oficiais da Prefeitura de Betim nas redes sociais, ocorrerá a roda de conversa Quebrando o Tabu. Após, a partir das 18h, a disputa da Tríplice Coroa Mineira: concurso Miss Minas Gerais Gay Plus Size e Garoto G Minas Gerais e Garota G Minas Gerais.
 
O evento foi pensado em substituição à tradicional Semana da Diversidade. "Por conta da pandemia do novo coronavírus, o nosso conselho optou em fazer um evento reduzido, dentro do que preconiza a Onda Verde do programa Minas Consciente, do qual o município de Betim faz parte", explica Nilvan Baeta, diretor de Vigilância em Saúde de Betim e membro do COMLGBTI.
 
A professora de musicalização e regente de bandas e fanfarras, Leônidas Ferraz, é uma mulher trans e é a atual presidente do COMLGBTI. Para ela, eventos como a Jornada da Diversidade LGBTQIA+ abrem espaço para debater com a sociedade pautas urgentes e históricas. "Estamos buscando cada vez mais diálogo e espaço na sociedade betinense. Sabemos que conquistamos muito, mas ainda há muito a se fazer em defensa da pauta LGBT em nossa Cidade do Bem. Temos certeza de que estamos no caminho certo", avalia.
 
1ª JORNADA DA DIVERSIDADE LGBTQIA+
TERÇA-FEIRA - 1º DE DEZEMBRO
Blitz "O Vírus não tem cara"
Local: Praça do Encontro
Horário: a partir das 17h
Participação: Banda Nossa Senhora do Carmo.
 
SÁBADO - 5 DE DEZEMBRO
LIVE - 2ª Roda da Conversa Quebrando o Tabu
Ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Betim.
Horário: das 10h às 12h.
 
CONCURSO TRÍPLICE COROA MINEIRA
Local: auditório Ady Rosa de Freitas
Horário: a partir das 18h
OBS: público sujeito às restrições por conta da pandemia de Covid-19.