Mobilidade

Betim vai ganhar mais um viaduto e duas trincheiras

Construção do elevado Geraldo Josino, na avenida Marco Túlio, e das trincheiras, na Via Expressa, já começou; edificações devem ficar prontas no primeiro semestre de 2021

Publicado em 10 de dezembro de 2020 | 21:17

 
 
normal

Depois de ter entregue aos betinenses, somente neste ano, os viadutos do Jacintão, na região Central, e Torino, na BR–381, a Prefeitura de Betim, por meio de parcerias com a iniciativa privada, segue dando continuidade a importantes obras de melhoria da mobilidade urbana no município.

Desta vez, são as construções do elevado Geraldo Josino, na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, em frente ao Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga, e de duas trincheiras na Via Expressa, na divisa entre os municípios de Betim e Contagem, que estão com os trabalhos a todo o vapor. 

Segundo a prefeitura, as obras do viaduto Geraldo Josino seguem avançadas. Duas vigas verticais, que darão sustentação ao viaduto, já foram instaladas. Na próxima semana, devem começar a ser içadas as longarinas, uma espécie de apoio horizontal do elevado. A previsão, ainda conforme a prefeitura, é que a obra seja finalizada no primeiro semestre de 2021.

“Essa é uma região que cresceu significativamente nos últimos anos e que possui um fluxo de veículos intenso. O viaduto interligará as ruas Inconfidentes e Osvaldo Rodrigues Pereira, passando pelo Riacho das Areias, o que permitirá a eliminação do sinal de quatro tempos na avenida Marco Túlio Isaac, melhorando, assim, a circulação de veículos e pedestres na região e beneficiando diretamente vários bairros da cidade”, explicou Marinésia Makatsuru, presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), órgão subordinado à prefeitura e responsável pela execução do novo viaduto.

Trincheira

Já desde maio deste ano deste ano, está sendo executadas as obras de duas trincheiras na Via Expressa, interligando essa importante via até o trevo da Petrobras, que fica no complexo viário da Via das Indústrias, criado na BR–381.

A construção, feita por meio de uma parceria das empresas da Operação Consorciada do Córrego do Pintado com a prefeitura, tem previsão para ser concluída em maio de 2021 e receberá um investimento de R$ 12 milhões.

“Cada uma das trincheiras está sendo feita em concreto e possui muros de contenção em concreto pré-moldado. Cada uma tem 7,5 metros de altura, 11,5 metros de largura e 27 metros de comprimento. Com as obras, estamos reduzindo o tempo e a distância entre esses dois pontos, criando um novo corredor de tráfego entre Contagem e Betim”, explicou Handerson Araújo, engenheiro da Topgeo, empresa responsável pelo projeto da obra.