Seleção

Primeiros aprovados no concurso público devem ser chamados em janeiro

De acordo com previsão da prefeitura, trâmites legais do processo, como a homologação, deverão ser finalizados ainda neste ano pelo município

Publicado em 10 de dezembro de 2020 | 21:54

 
 

A Prefeitura de Betim começará a chamar os primeiros aprovados do concurso público no início do próximo ano. A previsão da administração municipal é que todos os trâmites legais, como a homologação, sejam concluídos ainda em dezembro para que os futuros servidores efetivos iniciem 2021 em seus cargos.

Ao todo, foram 392 vagas disponíveis para diversas funções nas áreas da educação, administração e assistência social, sendo que 114 delas serão reservadas para pessoas com deficiência e para aqueles que se declararam negros ou pardos para nível médio e superior. Os aprovados vão preencher vagas que atualmente são ocupadas por servidores contratados. Foram 35.260 inscritos para o processo de seleção.

De acordo com o procurador geral de Betim, Bruno Cypriano, o chamamento dos aprovados será realizado conforme a demanda da administração. Segundo ele, a finalização do concurso é mais um compromisso cumprido pela prefeitura. 

“Foi o terceiro concurso realizado e o primeiro que chega à conclusão sem vícios judiciais. Houve outros dois anteriores que tiveram que ser cancelados, e esse que fizemos agora não teve nenhum questionamento, já que foram cumpridas todas as etapas dentro da legalidade. Os trâmites legais deverão ser concluídos até o fim do ano, e a chamada dos primeiros aprovados se iniciará em janeiro”, explicou. 

Ele ressaltou a importância do processo de seleção para a administração municipal. “É o primeiro grande concurso em nove anos em Betim. Tivemos muitos servidores se aposentando, e os aprovados vão suprir essa demanda. Além disso, o Ipremb (Instituto de Previdência Social do Município de Betim) também fica fortalecido com mais servidores efetivos, mantendo sua sustentabilidade. Desde janeiro de 2017, o número de assegurados pelo Ipremb cresceu 52%, por isso, a importância do concurso público em fazer essa recomposição”, disse. 

Divulgação
Na última terça (8), foram publicados os resultados de mais duas etapas do concurso. Um deles se refere ao procedimento de heteroidentificação, voltado aos aprovados que se declararam pretos ou pardos. O outro é referente ao resultado da perícia médica que avaliou os candidatos com algum tipo de deficiência. 

Quem não concordou com os resultados teve até essa quinta (10) para ingressar com recurso. Após a publicação dos recursos, as próximas etapas serão a divulgação do resultado final e a homologação do concurso.

Parte dos cargos que hoje são ocupados por trabalhadores contratados será preenchida pelos aprovados no concurso público, já que os contratos de designação têm prazo de encerramento no próximo dia 31. A data já estava prevista desde o ano passado, conforme determinava a legislação. 
Em novembro de 2019, a prefeitura divulgou um ofício comunicando que os contratos da designação seriam prorrogados somente até o dia 31 de dezembro deste ano ou até o concurso ser homologado.

Segundo o município, estão sendo estudadas maneiras para preencher os cargos que não têm vagas para serem ocupadas por aprovados em concurso para que os serviços prestados não fiquem prejudicados.