O decreto municipal que proíbe eventos com mais de cem pessoas em Betim afetou também a solenidade de posse dos eleitos, marcada para o dia 1º de janeiro. Com as novas regras, a cerimônia não terá presença do público.
A solenidade, que estava prevista para acontecer no ginásio poliesportivo e com a presença de público limitada, foi transferida para o auditório do centro administrativo. Só estarão presentes no local os candidatos que serão empossados – prefeito, vice e os 23 vereadores –, com cada um podendo levar apenas um acompanhante, além da equipe do cerimonial.
Por segurança, não será permitida a entrada de nenhuma pessoa que não estiver previamente autorizada.
“Temos ciência da importância da população nesse processo democrático que envolve a eleição, mas, infelizmente, estamos vivendo uma situação atípica e muito delicada com a pandemia. Por isso, gostaria de pedir a compreensão de todos que não poderão participar presencialmente da solenidade e reforçar que neste momento precisamos entender que a prudência é uma forma de mostrarmos que temos responsabilidade uns com os outros”, explicou o presidente da Câmara, Klebinho Rezende (PROS).
De acordo com a Câmara, o público poderá acompanhar a cerimônia pela internet. A solenidade será transmitida ao vivo, a partir das 17h, nos canais oficiais da Câmara no Facebook e no YouTube.
Os assentos serão demarcados para garantir o distanciamento. Pessoas com mais de 37,5º de temperatura não poderão entrar. Além disso, haverá dispensadores de álcool em gel, e o uso de máscara será obrigatório por todos.
Diplomação
Nesta sexta (18), a Justiça Eleitoral enviará os diplomas aos eleitos por e-mail. Por causa da pandemia, não haverá a solenidade de diplomação na cidade. A medida foi tomada pelo juiz do Foro Eleitoral, Lauro Sérgio Leal.