Alerta

Infestação de escorpiões assusta moradores de bairro Senhora das Graças

Equipes da Zoonoses vão ao local nesta sexta; um garoto de 14 anos foi picado

Publicado em 27 de fevereiro de 2020 | 20:49

 
 

O aumento do aparecimento de escorpiões em ruas do bairro Senhora das Graças está assustando moradores da região. O pedreiro Rogério Gomes, que mora na rua Silva Guimarães, contou que seu enteado foi picado por um dos animais peçonhentos. “Ele puxou o cobertor e foi picado. A situação está descontrolada. Todo o dia aparece. Já teve caso de escorpião entrar no carro de morador”, disse. “O problema é que muita gente joga entulho por aqui, perto do campo”, acrescentou. 

Um pouco mais a frente, na rua Bahia, Wagner Xavier disse que seu pai encontrou 20 escorpiões nos últimos dias. Segundo ele, os animais aparecem, principalmente, nas imediações do Campo do Real, onde muitas pessoas jogam bola. “A gente fica com medo, têm muitas crianças e idosos no bairro”, contou o pedreiro, que foi picado por um escorpião há três anos. “Quebrei uma parede para colocar um tanque e apareceram cinco. Um entrou na minha roupa e me picou”, lembrou.

Segundo o biólogo Sérgio Chumbinho, do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, o órgão registra, em média, dez atendimentos relacionados ao aparecimento e a picadas de animais peçonhentos por mês. No verão, a média de chamados sobe para 20 por mês. “Betim conta na Zoonoses com uma equipe capacitada para realizar a busca e captura de escorpiões. Além disso, realiza a orientação dos moradores sobre como evitar e se proteger contra esses animais”, explicou o biólogo. Para solicitar o atendimento, ligue para (31) 3594-5424. 

Desde 2019, a cidade oferece atendimento as vítimas de picadas de aranhas, cobras, lagartas e escorpiões nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Regional. Sobre os casos no Senhora das Graças, a Zoonose informou que uma equipe irá ao local nesta sexta (28).