Melhorias

Equipes de atenção básica são destaque no estudo

96% das equipes estão completas em Betim

Publicado em 12 de março de 2020 | 21:21

 
 

Outro indicador que o Índice dos Desafios da Gestão Fiscal (IDGM) destacou também a cobertura pelas equipes da atenção básica em Betim, que são aquelas que atendem nas unidades básicas de saúde (UBSs). Em 2018, de acordo com o levantamento, 96,5% das equipes de atenção básica estavam completas, taxa superior à média dos 100 maiores municípios pesquisados (63%).

Betim apresentou a oitava melhor cobertura nesse quesito entre as cidades analisadas. Para se ter uma ideia, em 2008, somente 45% da população tinha equipes completas, ou seja, houve um crescimento de 51%.

“Em 2017, quando a atual gestão assumiu, havia apenas 56 equipes completas no programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Nos dois últimos anos, conseguimos alcançar 96% com as reposições que foram e são realizadas. O município mantém processos seletivos para a contratação de médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, pois há uma rotatividade desses profissionais. Mas a prefeitura se empenha em manter as equipes completas e fazendo a reposição o mais rápido possível e conforme a demanda”, destacou o secretário municipal de saúde, Guilherme Carvalho.

O município também pretende realizar concurso na área da saúde para que haja uma maior fixação de profissionais. “Estamos fazendo também a regulamentação de algumas carreiras na rede, valorizando o servidor”, disse.

O município também conta com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que têm como objetivo apoiar a consolidação da atenção primária, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
“A rede dos Nasf é composta por vários profissionais que formam uma equipe multidisciplinar que atende à população em diversas frentes”, acrescentou.
Exemplos são os grupos de atendimentos voltados a pessoas com doenças crônicas, o atendimento domiciliar, os grupos de promoção à saúde, como as academias de saúde, dentre outras.

Estrutura
Além das equipes de profissionais do programa, a prefeitura também tem investido na reconstrução e na reestruturação da rede municipal de saúde. Exemplo disso são as 20 novas unidades básicas. Quatro unidades já estão atendendo a população nos bairros Cachoeira, Vila Recreio, Jardim Teresópolis e Parque do Cedro. Outras quatro serão entregues nos próximos dias, nos bairros Laranjeiras, Trincheira, Nova Baden e Amazonas. Há ainda 12 novas UBSs que estão sendo construídas ou que serão lançadas pela prefeitura.

“Oferecer uma estrutura melhor é uma das maneiras de chamar os profissionais a virem para Betim. A cidade, por possuir várias unidades sem estrutura adequada, perdia muitos profissionais, e estamos mudando isso”, enfatizou Carvalho.

Nova UPA
Outro grande investimento da prefeitura é a construção de novas sedes na rede de urgência e emergência. As obras da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alterosas estão em andamento, e a previsão é que o espaço fique pronto neste ano.
A nova sede substituirá a atual e oferecerá melhor estrutura para os atendimentos. Com 1.834 metros quadrados de área construída, o local terá capacidade para cerca de 250 atendimentos diariamente e contará com vários consultórios, inclusive, para pediatria, salas de isolamento, centro de abastecimento farmacêutico, depósito, laboratório, postos de enfermagem, dentre outros.

“É um prédio mais amplo e moderno, adequado aos moldes do Ministério da Saúde e com um projeto aprovado pela Vigilância Sanitária. Essa nova UPA ampliará o espaço de atendimento, dando mais conforto e segurança tanto aos pacientes como aos servidores que trabalham na unidade. A região do Alterosas é a mais populosa da cidade, e a construção dessa nova UPA faz parte do planejamento de garantir uma assistência melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde de Betim”, disse Carvalho.

No ano passado, a prefeitura colocou em funcionamento a UPA Norte, após sete anos de espera. O local possui ala separada para pediatria, além de estrutura e equipamentos modernos.