Pandemia

Zema visita Betim e acompanha abertura de leitos para tratar coronavírus

Governador veio conhecer plano de enfrentamento à doença criado pela prefeitura, que inclui 170 leitos no centro materno-infantil para pacientes graves

Publicado em 26 de março de 2020 | 12:17

 
 
normal

O governador Romeu Zema (Novo) esteve em Betim, na manhã desta quinta-feira (26), acompanhando o prefeito Vittorio Medioli, em uma visita a hospitais da cidade. O objetivo é conhecer a estrutura que está sendo montada para o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). 

Primeiramente, o governador e o prefeito estiveram no Mater Dei Betim-Contagem. Depois, Zema seguiu para o Hospital Regional, onde serão abertos no quarto andar da unidade 30 leitos de UTI que vão tratar provisoriamente os pacientes com coronavírus até que o centro materno-infantil fique pronto para realizar esse atendimento. 
A Prefeitura de Betim criou um plano de enfrentamento à pandemia, que inclui a abertura de forma gradativa de 170 leitos de terapia intensiva no centro materno-infantil para atender pacientes com teste positivo para coronavírus com sintomas mais graves da doença. Segundo o prefeito, os 30 primeiros leitos dessa unidade devem começar a funcionar já na próxima semana. 

Além disso, a prefeitura também abrirá um centro de diagnóstico, que funcionará como porta de entrada, onde serão feitos os diagnósticos dos pacientes que apresentarem sintomas da Covid-19. Esse espaço será montado no Clube da Fiat. 

Na retaguarda, ainda haverá um centro de recuperação instalado na Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), com 80 leitos voltados para pacientes se restabelecendo da doença.

Durante a visita, Zema ficou surpreendido com a estrutura e elogiou o prefeito pela condução e iniciativa. "Fico extremamente satisfeito em ver que uma obra deste tamanho (centro materno-infantil) esteja sendo concluída em um momento tão oportuno como esse, em que vamos precisar de muitos leitos para atender aqueles que tiverem coronavírus. Quem dera eu, que toda cidade tivesse condição de estar oferecendo o que Betim está fazendo para sua população. Eu estaria com meus problemas praticamente resolvidos em todo o Estado. Mas, infelizmente, Betim está muito mais para exceção do que para regra", afirmou.

Pactuação
O plano de enfrentamento à doença em Betim foi pactuado com o governo do Estado nesta semana.

Vittorio Medioli enfatizou que Zema gostou muito da estrutura montada pelo município e afirmou que os leitos começam a funcionar nos próximos dias. 

“O governador veio aqui em Betim para ver a nossa estrutura e gostou muito. Nós temos uma grande capacidade na estruturação de leitos. No próximo domingo, teremos um centro dedicado aos pacientes com coronavírus, com 30 leitos. Nós dedicamos o 4º andar para esse atendimento, migrando a UTI do Hospital Regional para o 5º andar, enquanto não fica pronto o centro materno-infantil que terá 170 leitos de terapia intensiva para atender os casos mais graves de Covid-19”, concluiu o prefeito.