Covid-19

Betim faz dia D de combate ao coronavírus

Ação da prefeitura acontece neste domingo (29) e terá distribuição de álcool em todas as dez regionais da cidade; são cinco casos confirmados da doença no município

Publicado em 28 de março de 2020 | 21:38

 
 
normal

Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, faz neste domingo (29) um Dia D de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A ação aconteceu das 9h às 13h e foi promovida pela Prefeitura de Betim, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, lideranças regionais, religiosos, voluntários, Organizações não Governamentais (ONG), associações comunitárias e desportistas. Todos se uniram para realizar a distribuição simultânea de álcool líquido 70% nas sedes das 10 regionais administrativas e em diversos bairros da cidade. 

Segundo a prefeitura, os pontos fixos de distribuição do álcool foram as sedes das administrações regionais. Simultaneamente, equipes percorreram as ruas dos bairros definidos.

Desde terça-feira (24), a Prefeitura de Betim está distribuindo 120 mil litros do produto, doados pela Sada Bioenergia ­– empresa do prefeito Vittorio Medioli, sediada em Jaíba, no Norte do Estado. O álcool 70% está sendo  fracionado em porções de, no máximo, 300 mL, envasados em frascos pela Fazenda Vale Verde, que produz aguardente na região de Vianópolis. As garrafas plásticas utilizadas foram adquiridas a preço de custo por meio da empresa Água Mineral Igarapé.

Junto com o produto, os moradores estão recebendo um folheto com orientações de uso, para evitar acidentes durante o manuseio e também para reforçar as ações de higienização. "A Prefeitura de Betim ressalta a importância de redobrar os cuidados para a distribuição do álcool líquido 70%, organizando a fila e mantendo a distância nos pontos fixos".

A professora Adriana Rodrigues foi um dos moradores que recebeu o produto na sua casa no bairro Riviera. Para ela, a medida é importante. "Pelo momento que estamos enfrentando, em que não estamos encontrando o produto acessível nas lojas, acho que é de grande valia essa ação. Para as comunidades carentes, então, que não têm dinheiro para comprar, ajuda ainda mais. Gostaria de parabenizar o prefeito pela iniciativa", afirmou.  

Casos

Neste domingo, Betim notificou 637 casos suspeitos de Covid-19. Desses, 538 ainda estão em investigação, 64 foram descartados, e cinco casos confirmados por exames laboratoriais. As duas primeiras confirmações da doença, consideradas importadas, são de um casal que retornou da Europa no dia 16 de março. Outros dois betinenses que contraíram a doença viajaram recentemente para o Rio de Janeiro. A prefeitura não divulgou mais detalhes do último caso. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a semana que irá começar no domingo (29) será decisiva para o achatamento da curva epidemiológica, pois os especialistas apontam que o pico de contágio poderá ocorrer a partir do final da primeira quinzena de abril. Ainda segundo a secretaria, as pessoas que provavelmente manifestarão os sintomas no meio de abril estarão contraindo o vírus nesta semana.