O local de lançamento da primeira unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Betim mudou devido a previsão de chuva. O evento, que acontecerá amanhã (4), às 10h, será realizado no auditório Ady Rosa de Freitas do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim, na rua Pará de Minas, 640, no Brasiléia.
Betim fará um importante investimento na recuperação e reintegração social de presos da cidade e uma solenidade marcará o início da construção, que será realizada por meio de uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada, na rua 3, no Distrito Industrial Bandeirinhas.
A Apac surgiu na década de 1970 com uma proposta diferenciada do sistema prisional convencional. Seu objetivo é buscar a reintegração social dos detentos, diminuindo a reincidência deles na criminalidade. Para isso, o ambiente da unidade é humanizado, e são oferecidas atividades para que o condenado possa se recuperar.
Em Betim, a unidade terá uma área construída de cerca de 3.500 m² e capacidade para receber 180 recuperandos, além de uma estrutura para permitir a ressocialização dos condenados, com padaria, barbearia, biblioteca e outros espaços para que possam trabalhar.