Hospital Regional

Leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 já estão em funcionamento em Betim

Nesta segunda (30), pelo menos cinco pacientes, com quadro gripal e suspeita de coronavírus, já foram encaminhados para a unidade

Publicado em 30 de março de 2020 | 10:27

 
 
normal

Os primeiros leitos para tratar pacientes com coronavírus (Covid-19)  em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, já entraram em funcionamento. Inicialmente, foram abertos dez leitos de tratamento intensivo no andar térreo do Hospital Regional de Betim, mas a unidade tem capacidade para até 30 vagas. O tratamento dos pacientes mais graves da Covid -19 será feito no Hospital Regional até a finalização das obras do centro materno-infantil, onde serão criados, gradativamente, 170 leitos de terapia intensiva para receber esses casos.  

De acordo com a diretora do Hospital Regional, Patricia Evangelista, pelo menos cinco pacientes com quadro gripal e suspeita da Covid-19 já foram encaminhados para a unidade, conhecida como Cecovid. “Essas pessoas já estavam internadas com sintomas como tosse, febre, espirros e, para evitar que ficassem em contato direto com os demais pacientes, decidimos tratá-los nessa outra ala, enquanto aguardamos a confirmação dos testes”, afirmou.

A diretora ressaltou que os pacientes que precisam desse atendimento são encaminhados pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de acordo com o grau de necessidade. “É importante ressaltar que a população deve seguir a orientação de observar os sintomas e buscar ajuda médica em caso de sinais mais graves, como insuficiência respiratória. Os casos são encaminhados pelas UPAs e UBSs. O Cecovid não atenderá pacientes espontâneos. Ele é voltado exclusivamente para os casos graves, que precisam de ventilação mecânica".  

Os casos considerados não graves também terão a retaguarda do município, que, segundo Patrícia, vai criar o centro de diagnóstico, garantindo assistência a toda a população.

O secretário adjunto de Gestão da Saúde em Betim, Augusto Viana, enfatizou que os leitos abertos para paciente de Covid-19 possuem todos os equipamentos necessários, como monitores e respiradores. “Antes, esses leitos ficariam no quarto andar do hospital, mas repensando o fluxo de atendimento, decidimos implantar essa ala no andar térreo, que fica mais próximo do bloco cirúrgico e da entrada da unidade”, explicou.

“As obras do Centro Materno-Infantil estão em ritmo acelerado, com o segundo e terceiro andar já em fase de acabamento. Por isso, acredito que em breve já teremos alguns leitos funcionando lá. Mas é importante estarmos com esses leitos de terapia intensiva já funcionando no Hospital Regional para podermos atender os pacientes que apresentarem quadro respiratório mais grave”, completou.

Plano de enfrentamento

A Prefeitura de Betim criou um plano de enfrentamento da pandemia, que inclui a abertura de forma gradativa de 170 leitos de terapia intensiva no Centro Materno-Infantil para atender pacientes com teste positivo para coronavírus que estejam com sintomas mais graves da doença, e a criação de mais dois centros para tratamento dos pacientes.

Um deles, o centro de diagnóstico, funcionará como porta de entrada e atenderá os pacientes que apresentarem sintomas da Covid-19, que serão encaminhados pelas UPAs e UBSs. Esse espaço, que terá 120 leitos, já está sendo montado no Clube da Fiat, e tem previsão para começar a funcionar ainda nesta semana.

O secretário adjunto de Gestão da Saúde de Betim enfatizou que as obras de adaptação para a instalação do centro de diagnóstico no Clube da Fiat estão aceleradas. “Está sendo montada uma grande estrutura, com recepção, posto de enfermagem, farmácia, almoxarifado, rouparia, leitos de estabilização para pacientes graves, ala de acolhimento para as famílias, dentre outros setores. Enfim, uma estrutura completa que permite prestarmos um atendimento de qualidade a aqueles pacientes com suspeita da doença que serão encaminhados pelas unidades”, ressaltou.

Também na retaguarda, será criado pela Prefeitura de Betim também no Clube da Fiat um centro de recuperação com 80 leitos para pacientes que estejam se restabelecendo da doença.

Outras ações que fazem parte do plano de enfrentamento são a distribuição para a população de 120 mil litros de álcool líquido 70%, que foram doados pela Sada Bioenergia, empresa do prefeito Vittorio Medioli; desinfecção de espaços públicos; investimento em equipamentos de proteção para os funcionários da saúde, além do decreto que estabelece o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, suspensão das aulas, dentre outras medidas.