Pandemia

Semana Santa: tradição religiosa aliada à tecnologia

Paróquias de Betim terão celebrações virtuais para evitar aglomeração de fiéis

Publicado em 02 de abril de 2020 | 22:38

 
 
normal

Marcada por jejum, devoção e abstinência, a Semana Santa começa a ser celebrada neste domingo (5), em Betim e no resto do mundo, com rituais que recordam a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. E, diante da pandemia do coronavírus, as paróquias da cidade estão aliando tradição e tecnologia para que a celebração religiosa não passe batido. Iniciada no Domingo de Ramos – quando Jesus entrou em Jerusalém – a festa católica termina no Domingo de Páscoa (12) – com a ressurreição de Cristo.

Diante das orientações dos órgãos de saúde para evitar aglomerações e circulação de pessoas, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, entidade responsável pela promoção e pela regulamentação da liturgia e dos sacramentos, orientou que os fiéis sejam informados dos horários das celebrações para que possam participar delas remotamente, de seus lares. 

Muitas igrejas, inclusive, já aderiram ao uso dos meios de comunicação social e estão transmitindo as missas por plataformas online. Durante a Semana Santa, o mesmo será feito, com algumas sugestões para que os fiéis possam celebrar a data ainda mais imersos.

Para isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convidou às famílias a participar usando alguns adereços que irão reforçar os rituais nas residências, como pendurar um raminho no portão, no Domingo de Ramos e uma cruz, na sexta-feira da Paixão. No sábado de Aleluia, a sugestão é acender uma vela para criar uma grande vigília nos lares e, no domingo de Páscoa, estender um lençol ou uma toalha branca na porta ou na janela.

De acordo com padre Hélio Parreiras, que está a frente da paróquia Nossa Senhora do Carmo, embora as celebrações não sejam presenciais, o momento exige que a fé seja reforçada ainda mais. "Sugiro as pessoas lerem e relerem a meditação do papa Francisco, do dia 27, que foi feita em um momento extraordinário de oração, com a bênção do santíssimo e urbi et orbi. Para mim, essa meditação é carregada de profundo sentido no tempo em que estamos vivendo”, pontuou.

“Não poderíamos deixar de celebrar o mistério maior, e assim vivenciarmos essa semana inteira, em nossos lares, os passos do senhor. Todos estão convidados a participar acompanhando no facebook nossas missas e nossas orações diárias, rezando, sobretudo, para que o senhor tenha misericórdia do seu povo e do mundo inteiro”, ressaltou o padre Adilson Leite, da paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião.