Covid-19

Betim confirma 18 mortes pelo novo coronavírus

Vítima é uma idosa, de 82 anos, moradora do bairro Bandeirinhas, que tinha comorbidade grave; prefeitura está trabalhando na ampliação dos leitos

Publicado em 14 de junho de 2020 | 15:27

 
 
normal

Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou outro óbito em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). A vítima é uma idosa, de 82 anos, moradora do bairro Bandeirinhas, que tinha comorbidade grave. Com essa morte, a cidade chega a 18 óbitos pela doença.

 

Segundo nota da Prefeitura de Betim, a paciente A.M.C deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Norte no dia 8 de junho, mas devido ao seu estado gravíssimo, não foi possível sua transferência, e ela acabou indo ao óbito no dia 10. “A paciente era acamada e tinha comorbidade grave, não cabendo sua transferência para o Cecovid 4 no Centro Materno-Infantil. Mas toda a assistência foi prestada a paciente na UPA, incluindo todos os medicamentos preconizados para coronavírus”, afirmou o secretário de Assistência em Saúde, Hilton Soares.

 

O gestor ressaltou que a Prefeitura de Betim está adotando as medidas necessárias no combate à Covid-19. Na última quarta (10), o comércio não essencial foi novamente fechado na cidade até o dia 22. “Além disso, estamos fazendo ações específicas nas regiões que concentram os casos de síndrome gripal, com distribuição de máscaras e de álcool 70% e realização de barreiras sanitárias. Com o crescimento do número de casos da doença na região metropolitana de forma geral, está havendo uma maior demanda por leitos e equipes. Betim hoje está com 83% dos leitos de terapia intensiva, sendo 50 no Centro Materno-Infantil e 5 no Hospital de Campanha, ocupados. Já estamos trabalhando na ampliação dos leitos na próxima semana. Devemos receber mais 70 respiradores adquiridos da China nos próximos dias. Pedimos que a população também reforce as medidas de prevenção”, ressaltou.

 

Balanço divulgado pela Prefeitura de Betim neste domingo (14) mostra que há 435 casos confirmados da doença, sendo 102 recuperados e 307 em acompanhamento. O número de descartados chega a 1.713 e há 7.142 notificações de síndrome gripal.

 

Ações

A prefeitura também tem realizado outras ações de enfrentamento da pandemia, como o uso obrigatório de máscaras nas ruas e em espaços públicos desde o dia 20 de abril. As ruas também estão passando por desinfecção com solução de hipoclorito de sódio a 0,5%, feita com a ajuda de um caminhão com canhão de névoa. O município ainda criou com uma força-tarefa para fiscalizar estabelecimentos comerciais e tem realizado, nas últimas semanas, a distribuição de álcool 70%. Barreiras sanitárias também já foram implantadas nas regiões do Teresópolis, Alterosas e Centro, medindo a temperatura das pessoas, distribuindo material educativo e fiscalizando o transporte coletivo.